Comandante dos Bombeiros de Minas reconhece trabalho do Sevor em tragédia na BR-381

Na ocasião, 19 pessoas perderam a vida e outras 23 ficaram feridas.

Comandante dos Bombeiros de Minas reconhece trabalho do Sevor em tragédia na BR-381
O Sevor esteve em todos os momentos presente no local do acidente ajudando as vítimas Foto: Bruno Andrade/ DeFato Online

O comandante  do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Edgard Estevo da Silva, enviou um ofício ao Serviço Voluntário de Resgaste (Sevor) agradecendo os serviços de resgate prestados no trágico acidente na BR-381. Na ocasião, 19 pessoas perderam a vida e outras 23 ficaram feridas. No entanto, a tragédia poderia ser maior se não fosse a atuação dos grupos de resgate, como o Sevor.

“O CBMMG presta condolências aos familiares das vítimas envoltas nessa tragédia e agradece ao Sevor pelo trabalho realizado em conjunto com o CBMMG no socorrimento dos atingidos, que possibilitou salvaguardar vidas e estreitar ainda mais os laços entre nossas Instuições. Na oportunidade, renovo os votos de elevada estima e consideração”, destaca o Comandante-Geral.

Amigos de resgate

O Sevor é uma das equipes que há anos trabalha pelo bem do próximo. Com mais de 20 anos de estrada, o serviço de resgate surgiu a partir de um grupo de escoteiros. Mas, após dois anos de criação passou a atuar de forma independente. Hoje, conta com uma sede própria, equipe estruturada, equipamentos para primeiros socorros aprimorados, motolâncias, ambulâncias e veículos pronto para o atendimento.

Durante o trágico acidente na “Ponte Torta”, da BR-381, a equipe do Sevor atuou com 27 voluntários em campo,  três na Central para repor material e cinco no hospital, sendo uma delas uma médica da instituição. Vale ressaltar que o Sevor é credenciado diretamente pelo CBMMG para atuação.

De acordo com o secretário do Sevor, Renato Carvalho, muito mais do que um documento, isso é um marco na história do serviço:

“Este ofício significa o reconhecimento do Estado e a certeza que agora o CBMMG deseja parcerias e acredita no Sevor. Isto representa muito para nós, porque este ato do comandante geral evidência que a corporação deseja uma aproximação maior e um trabalho em conjunto. Estamos preparados para atender toda a população, hoje e sempre”, enfatiza Renato.

Reconhecimento na Câmara

A reunião de Câmara de João Monlevade dessa quarta-feira (9) foi marcada por pesares dos vereadores pelo trágico acidente. Todos tocaram no assunto e prestaram os méritos aos grupos voluntários de resgate que estiveram envolvidos diretamente no salvamento de vidas. Com relação ao Sevor, todos representantes do povo enalteceram o quão essencial é a presença deles na região, e, principalmente, que merecem mais apoio.