Marco Antônio Lage propõe reforma administrativa nas secretarias municipais

Mudança no organograma precisará de aprovação da Câmara Municipal

Marco Antônio Lage propõe reforma administrativa nas secretarias municipais
Foto: Tatiana Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura de Itabira deve passar por uma reforma administrativa logo nos primeiros meses de 2021. A proposta foi apresentada na noite desta quinta-feira (17) pelo prefeito eleito, Marco Antônio Lage (PSB), quando foi apresentado o secretariado. “Os nomes que listamos aqui estão obedecendo as secretarias como existem hoje, mas já seguindo uma lógica de como será pós-reforma”, definiu. Segundo o socialista, a reforma vai obedecer um critério fundamental: o melhor funcionamento das secretarias.

+ “Agora é pra valer”, diz Marco Antônio Lage ao anunciar secretariado

Para que isso seja possível, Marco Antônio terá que enviar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo a reforma administrativa e, assim, se aprovado mudar o organograma das secretarias. 

“Observamos posições soltas em diversas secretarias. A base da reforma será a integração das secretarias. Se observarmos bem, há pontos de intercessão em diversas secretarias. Então, a gente vai fazer uma reforma conceitualmente. Vamos falar de conceito para não entrar mais em detalhes sobre as mudanças. Mas, conceitualmente, vamos sair de becos para uma estrutura mais integrada. Essa é a mudança principal. Depois, acabar com áreas de sombra. Existem secretarias com áreas muito parecidas. Então, a gente vai criar áreas de serviços que são transversais das secretarias”, ponderou Marco Antônio.

Com a reforma administrativa, algumas secretarias devem deixar de existir e outras podem ser criadas. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), por exemplo, deve ser desmembrada. Dessa forma, a autarquia passa a coordenar tudo que for relacionado ao poeta. Para os demais setores da área cultural, Marco Antônio pretende criar uma Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

“Esporte com Turismo, Cultura com Turismo. Cultura como pilar do desenvolvimento humano, da formação humana, na escola, na cultura, como lazer, como economia criativa. A Secult vai cuidar disso. A Fundação Carlos Drummond de Andrade com seu papel sobre todas as obras, espaços e equipamentos sobre Drummond”, explicou o prefeito eleito. 

Ainda sobre a área cultural, Marco Antônio fala em realizar a primeira Festa Literária de Itabira, que vai entrar para o calendário anual de eventos do município. A ideia é “levar Itabira para o mundo”, ter escritores de renome nacional e internacional. “Se permanecer a Covid-19 a gente faz online, usa a tecnologia, mas vamos levar Itabira para o mundo. São muitos os projetos na área cultural, esse é um deles”, pontuou. 

Outra pasta que deve passar pela reforma administrativa é a Secretaria de Obras. Hoje, a pasta agrega as responsabilidades sobre os serviços de transportes e trânsito. “A ideia é mudar o conceito de obras para secretaria de Infraestrutura. Um projeto muito mais amplo, uma visão muito mais de futuro, trazendo também um projeto de urbanismo, arquitetura, mobilidade urbana”, destacou Marco Antônio Lage.

Assista a apresentação do secretariado: