Readequação na Itaurb deixa lixos e entulhos acumulados pela cidade
“O serviço aumentou muito e nós não estamos dando conta de coletar todo lixo, já que a alteração fez aumentar a rota”, lamentou um gari.
A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) passou por uma série de readequações, nesse mês de janeiro. Foi implantado um novo sistema de coleta. Com isso, lixos e entulhos estão se acumulando em vários pontos da cidade. Um grande número de funcionários encontra-se afastado de suas atividades por motivo de saúde. Esse quadro tem afetado muito a produtividade da Itaurb.
Por meio de nota, a empresa garantiu que todo trabalho de coleta de lixo, capina, roçada, pequenos reparos em prédios públicos e separação do lixo reciclado acontecem normalmente, sem necessidade de contratação de serviços terceirizados.
A direção da Itaurb salienta ainda que seis caminhões de coleta de lixo orgânico e dois para recolhimento de entulho estão circulando normalmente pela cidade e zona rural.
O portal DeFato tem recebido muitas reclamações sobre o acúmulo de lixos em diversos pontos da cidade. Na tarde de ontem, 21/01), alguns internautas denunciaram essa situação nos bairros Santa Ruth, Fênix, João XXIII, Amazonas, Água Fresca, Pará, Santa Tereza e Moinho Velho.
Em conversa com a nossa reportagem, sob condição de anonimato, alguns funcionários da Itaurb afirmaram que a readequação provocou um aumento na demanda. “O serviço aumentou muito e nós não estamos dando conta de coletar todo lixo, já que a alteração fez aumentar a rota”, lamentou um gari.
Danilo Alvarenga, presidente da empresa pública, destacou que 170 funcionários foram contaminados pela covid-19 e estão retornando gradativamente ao trabalho. “Estamos atacando os principais corredores da cidade. Os demais setores estão sendo mapeados e serão planejados para executar os serviços necessários. Ressalto que as atividades da Itaurb são demandadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Juntos vamos trabalhar para prestar um serviço de excelência e eficiência para a população”, ressaltou Alvarenga.