Itabira: Câmara tem 12 servidores com Covid; atividades estão suspensas
O presidente da Câmara, Vetão, informou que as reuniões ordinárias acontecerão de maneira remota. Ele, porém, não detalhou se algum vereador contraiu a doença
No final da tarde desta segunda-feira (8), o presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), comunicou que 12 servidores da Casa testaram positivo para Covid-19. Dessa forma, como medida para o enfrentamento ao vírus, estão suspensas as atividades e reuniões presenciais do Legislativo.
O total de casos confirmados representa 10% do efetivo total do Legislativo — que conta, hoje, com 134 colaboradores. Porém, durante a sua fala, Vetão não informou se algum vereador foi contaminado pelo coronavírus. A DeFato entrou em contato com a assessoria de comunicação da Câmara, mas, até o final dessa reportagem, não obteve retorno se há ou não algum legislador com a doença.
No pronunciamento, Vetão destacou que a Câmara de Itabira não interromperá o seu funcionamento. As reuniões ordinárias e de comissões acontecerão de maneira remota — inclusive, na terça-feira (9), às 14h, acontecerá o primeiro desses encontros via internet. Além disso, os colaboradores dos gabinetes de vereadores e dos setores administrativos estão em regime home office.
“Precisamos, neste momento, ter responsabilidade para que a Câmara não seja um local de contaminação pelo vírus. (…) Paralelo a isso, quero dizer à população que não vamos parar de trabalhar. Pelo contrário, todos os vereadores estão trabalhando assiduamente, por videoconferência e ligações, e discutindo ações que possam impactar positivamente neste momento”, afirmou Vetão.
Outras medidas
Conforme a Portaria Nº 4.192/2021, publicada nesta segunda-feira, está proibido o acesso do público à Casa Legislativa entre os dias 9 e 23 de março — período pelo qual valerá as medidas restritivas e de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas pela Prefeitura de Itabira.
Já os profissionais de limpeza, portaria, vigias, motoristas e jardinagem poderão trabalhar presencialmente, mas em número reduzido e em regime de escala. Para os demais colaboradores, o acesso à Câmara só poderá feito em certos casos, como a retirada de documentos ou realização de serviço inadiáveis.
Os atendimentos nos gabinetes dos vereadores também serão feitos de maneira remota. Podendo ser por videoconferência, telefone, e-mail ou WhatsApp.
Estão suspensas até o dia 23 de março as atividades da Escola do Legislativo e a realização de pregões presenciais. As obras de reforma do plenário poderão continuar.
+ Rose Félix leva o debate sobre a desigualdade de gênero e raça para dentro da Câmara de Vereadores
Comissão especial
Também nesta segunda-feira, o presidente do Legislativo itabirano, Vetão, assinou a portaria que cria a comissão especial de enfrentamento à Covid-19, que será formada pelos vereadores Bernardo Rosa (Avante), como presidente; Júlio Rodrigues “do Combem” (PP), como relator; e Carlos Henrique de Oliveira (PDT), como vogal. Os suplentes são Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota), Rose Félix Guimarães (MDB) e Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB).
“Essa comissão será responsável por fazer todas as tratativas relacionadas à Covid pela Câmara Municipal de Itabira. Sabemos que agora é um momento de várias discussões, principalmente depois do Decreto da Prefeitura, então queremos servir como ponto do Executivo com a população para chegarmos ao melhor denominador comum, levar segurança e garantir direitos”, observou Vetão.
Entenda
No início da semana passada, três colaboradores do Legislativo testaram positivo para Covid-19. Diante dos casos registrados, a presidência e a mesa diretora da Casa decidiram pela suspensão de todas as atividades presenciais — o que incluiu o cancelamento da reunião ordinária da última terça-feira (2).
Além disso, foi realizada testagem em massa em todos os 134 servidores, assim como a desinfecção do prédio do Legislativo.