Infecções do Trato Urinário
O urologista Fernando Bicalho fala sobre infecções do trato urinário em sua nova coluna dos Embaixadores da Saúde
Infecções do Trato Urinário são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva embora possa acometer homens e crianças em qualquer idade. Cerca de 50 a 80% das mulheres terão pelo menos um episódio de infecção urinária na vida e 15%, no mínimo, uma infecção por ano.
São fatores de risco para infecções: aumento prostático, pedra nos rins, diabetes, restrição da mobilidade, incontinência urinária, disfunção vesical neurogênica e sistema imunológico debilitado.
Tipos de infecções urinárias:
- Cistite
- Pielonefrite não complicada
- Infecção urinária complicada (obstrução)
- Urosepticemia
- Uretrite
- Prostatite, epididimite e orquite
- Pielonefrite complicada por um cálculo renal pode evoluir para sepse do trato urinário, doença potencialmente grave, que embora na maior parte das vezes seja um episódio reversível, se não tratada com a remoção do cálculo e uso de antibióticos, pode evoluir para insuficiência crônica ou óbito. Para o diagnóstico de rotina são recomendados:
- história da doença
- exame físico
- exame de urina
- urocultura (permite o ajuste do tratamento antimicrobiano se necessário)
- ultrassom ou tomografia para casos de pielonefrite ou suspeita de litíase
O objetivo deve ser um diagnóstico rápido para evitar sequelas e proporcionar uma recuperação plena. Desta forma, a agilidade nos exames e iniciar o tratamento o mais rápido possível é essencial.
Fernando Bicalho é urologista. Ele atende na Clínica Quality, avenida Carlos Drummond de Andrade, 51, 4º andar, Itabira. Os telefones de contato são (31) 99430-5161 (whatsapp) / (31) 2840-0656 / (31) 2840-0657.
O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.