Em 24h, Itabira registra 241 novos casos de Covid-19 e um óbito

A pandemia segue avançando na cidade. Ao todo, são 10.790 infectados e 98 mortes pela Covid-19. Hospitais estão com todos os leitos ocupados

O conteúdo continua após o anúncio


Nesta terça-feira (16), Itabira registrou mais um óbito por Covid-19. Também contabilizou 241 novos casos de coronavírus — demonstrando que o vírus segue avançando na cidade. As informações são do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.

A vítima, conforme informações da Prefeitura de Itabira,  é um homem, de 87 anos, e que possuía comorbidades. O óbito ocorreu no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI).

Também nesta terça-feira, o Hospital Nossa Senhora (HNSD) divulgou uma carta aberta, assinada pelo seu provedor, Vaquimar José Vaz, declarando viver a situação mais dramática dos 162 anos de história da instituição — que já passou por momentos como a epidemia de Febre Amarela, no fim do século XIX, e a pandemia de Febre Espanhola, no início do século XX.

Na carta, Vaquimar Vaz afirma que “nada se compara ao que estamos vivendo nestes dias. Mesmo tendo nos preparado para enfrentar cenários críticos no atendimento às vítimas da Covid-19, chegamos a um limite dramático”.

+ Minas quer apoio do Ministério da Saúde para não ter falta de oxigênio em hospitais

Ao todo, Itabira soma 10.790 infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 9.419 pessoas já se recuperaram da doença. Outras 1.185 cumprem isolamento domiciliar. Há 55 pacientes com Covid-19 hospitalizados em enfermaria, 26 internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e quatro itabiranos em hospitais de outras cidades. Ao todo, foram 98 mortes pela doença até o momento.

Além disso, o HNSD, em seu boletim desta terça-feira, informou que possui nove pacientes aguardando vagas para serem transferidos a outros hospitais ou centros médicos — tanto de Itabira quanto de outras cidades.

A taxa de ocupação em leitos de UTI é de 100% nos hospitais da cidade. Nos leitos de enfermaria, essa ocupação também está em 100%.