Câmara de Itabira: Bernardo Rosa propõe criar a Comissão da Mineração
Bernardo Rosa quer intensificar os debates sobre o futuro da cidade após a exaustão das minas operadas pela Vale no município
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira, realizada na terça-feira (18), o vereador Bernardo Rosa (Avante) utilizou a tribuna para defender e propor a criação de uma comissão de meio ambiente e mineração no Legislativo. A iniciativa, segundo ele, tem como objetivo intensificar os debates sobre o futuro da cidade após a exaustão das minas operadas pela Vale no município.
“Com a criação da comissão poderemos tratar com mais profundidade o tema relacionando a mineração, seus impactos e o fim da atividade. Queremos participar de perto das propostas da empresa para minimizar os impactos social e financeiro ocasionado pelo fim ou redução da atividade mineradora”, afirmou Bernardo Rosa.
De acordo com relatórios divulgados pela Vale à investidores internacionais, existe uma previsão de que a extração mineral em Itabira se encerre em 2029. Esse “prazo de validade” para o fim da principal atividade econômica do município tem gerado preocupação sobre o futuro da cidade e demonstrado a necessidade de se discutir, com urgência, um plano para diversificar a economia local — embora muito pouco tenha sido feito em relação a isso.
Em seu discurso na tribuna na última terça-feira, Bernardo Rosa citou exemplos de outros locais que vêm discutindo e trabalhando alternativas para a mineração — como Sudbury, no Canadá, que também possui minas exploradas pela Vale, mas vem recebendo apoio da mineradora em projetos sustentáveis e que permitem desenvolver outros ramos econômicos da cidade, como o turismo.
A projeto de lei que propõe a criação da comissão de meio ambiente e mineração deverá ser lido na próxima reunião da Câmara de Vereadores, a ser realizada na terça-feira (25). Em seguida, o texto será enviado para análise das comissões temáticas e, se for o caso, liberado para votação em plenário.
“É preciso criar um projeto para o pós-mineração e, com essa comissão, podemos tratar com profundidade e participar das discussões. O projeto deve ser lido na próxima terça-feira e encaminhado para as comissões”, destacou Bernardo Rosa.
A proposta de criação da nova comissão acontece em um momento em que moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista podem ser removidos de suas casas devido ao projeto de descomissionamento de diques no Sistema Pontal, operado pela Vale. Apesar de já ter anunciado a realização dessas intervenções, ainda há poucas informações sobre o processo e, principalmente, sobre a retirada de pessoas do entorno da barragem.