Ronaldo Silvestre estreia na São Paulo Fashion Week e coloca Itabira na rota da moda nacional
O desfile da coleção “Conspiração” tem trilha, beleza, casting e audiovisual assinados e estrelados por outros itabiranos. Conheça os bastidores da produção que emocionou os fãs da moda
Nessa quinta-feira (24), às 19h30, o estilista itabirano Ronaldo Silvestre estreou, pela primeira vez, uma coleção no line-up do maior evento de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week (SPFW). Em função da pandemia do novo coronavírus, o evento aconteceu de forma on-line, com transmissão via Youtube.
Assim, a produção do evento deu aos estilistas liberdade total na produção de seus desfiles. Dessa maneira, Ronaldo Silvestre fez questão de colocar Itabira em foco. O cantor Thiago SKP assina a trilha, o maquiador Bernardo Bello é o responsável pela beleza dos modelos, Esdras Vinicius comanda a direção audiovisual e a maior parte dos modelos são itabiranos.
“Eu acho que o ponto principal é que todas as pessoas envolvidas no desfile carregam uma essência e uma vontade de realizar os sonhos com muita intensidade. Essa escolha de estrear na São Paulo Fashion Week e fazer uma coleção com a essência do itabirano é uma valorização da arte e do artista daqui. Eu tenho aprendido muito que ninguém faz nada sozinho. O complexo da obra inteira, no meu caso um desfile, envolve muitas mãos. Envolve as mãos das costureiras, das bordadeiras, das ex-alunas do Instituto ITI. Acho que levar um pouco da arte de muitas mãos de Itabira é justamente mostrar o lado criativo da nossa cidade”, explica Ronaldo.
Confira as fotos dos bastidores da produção do desfile!
Sobre a coleção de estreia
Ronaldo Silvestre é itabirano. Na palavras dele, “filho de Dona Eurídice, mulher, simples, semianalfabeta, costureira, dona de casa e mãe de nove filhos. E filho de Senhor José Louro, pintor, um homem simples e humilde que, mesmo não tendo nascido em Itabira, adotou a cidade e trabalhou durante muitos anos na vida dele colorindo e pintando as casas”.
Com mais de 20 anos de carreira em moda e design, ao estrear na SPFW, Ronaldo foi buscar em suas raízes e heranças a inspiração para a coleção “Conspiração”. “Minha mãe desmanchava uniformes usados para eu ter o que vestir. Por isso, a minha inspiração é na máquina de costura como arma de transformação, de sobrevivência de pessoas em vulnerabilidade e de mulheres excluídas da sociedade”.
Outra inspiração para a coleção, é a Revolta dos Alfaiates, em 1798, em Salvador. Quando a população foi convocada a lutar por liberdade, igualdade e fraternidade.
“Minha luta é a igualdade e a transformação social através da moda. Sou uma liderança que luta pelos direitos de igualdade, pelas diferenças de gênero e cor. Sou um provocador de mudanças que luta pelos direitos do ser humano”, explica.
Além disso, o que ele levou para a passarela também é muito de sua assinatura pessoal. Há o trabalho com os resíduos têxteis, transformados em viés e rebordados em cima de outras peças; os bordados feitos à mão; o algodão com tingimentos naturais.
Confira, abaixo, as fotos da coleção “Conspiração”!
Sobre a beleza do desfile
Para assinar a maquiagem e os penteados, Ronaldo Silvestre convidou o conterrâneo Bernardo Bello. Com 10 anos de profissão, o maquiador profissional conta que ficou lisonjeado. “Sempre foi meu sonho trabalhar no eixo Rio-São Paulo, com moda ou na televisão que são coisas que mexem com maquiagem praticamente todo dia”, detalha.
Bernardo já tinha vivido a experiência de desfile em proporções muito menores.
“Mas, nada como São Paulo Fashion Week! Esse é um presente na minha vida. Eu consegui produzir o que o Ronaldo idealizou: peles mais leves, com com um tom meio queimado, sem muito efeito de maquiagem e os cabelos mais limpos, para poder aparecer os acessórios”.
Sobre a trilha sonora
Outro itabirano que brilhou nesse desfile é Thiago SKP. O cantor conta que nunca se viu compondo para um desfile de moda.
“Meu rap nasceu na ruas de Itabira. Apesar de já ter me apresentado para 60 mil pessoas em Belo Horizonte e participado de grandes projetos como cantar no Mineirão, esses eventos estavam relacionados ao rap. Agora, é um pouco diferente. Estou furando a bolha total. A moda junto ao rap, num dos maiores eventos do país nunca passou pela minha cabeça, mas é maravilhoso!”, comemorou Thiago.
Thiago SKP teve muita liberdade para compor e produzir a trilha inteira. Para isso, ele contou com parceiros: o Nocivo Beats, que fez o instrumental da trilha, e o Estúdio Giffoni. “O Ronaldo realmente tratou como arte o tempo todo. Então, trabalhar com pessoas que são artistas antes de qualquer coisa é sem palavras”.
Sobre modelos itabiranos
O casting escolhido por Ronaldo é, quase integralmente, formado por gente de Itabira. “Os modelos são pessoas que, anonimamente, a gente cruza pela rua. Eles não são pessoas inatingíveis ou que a gente só vê através da internet ou das páginas das revistas de moda. Eles são pessoas reais”, comemora.
É o caso de Lua Ferreira, a modelo de 19 anos que, desde criança escuta que deveria seguir carreira. “Lembro quando vi pela primeira vez a Naomi Campbell na TV. Fiquei impressionada pela sua beleza e atitude, principalmente por ser uma modelo preta. Foi quando tive a certeza que eu também queria ser assim como ela”, relembra.
Lua tinha poucas perspectivas de realizar esse sonho, mas nunca desistiu. Por querer muito estar envolvida com a moda, se tornou aluna do Instituto ITI (Igualdade, Transformação e Inovação Social), fundado por Ronaldo Silvestre.
“Lá aprendi a costurar e bordar, e tive a oportunidade de trabalhar como costureira fazendo máscaras para a prevenção da Covid-19. O Ronaldo Silvestre foi meu primeiro contato com alguém da moda e o primeiro profissional que enxergou meu potencial como modelo”, destaca.
Atualmente, Lua é agenciada pelo também itabirano, Miguel Crispim. “Desfilar na SPFW é um sonho de muitos. Não imaginei que realmente eu fosse alcançar, muito menos que desfilaria criações de um estilista itabirano. Temos muito mais do que minério de ferro. Aqui tem muitos talentos e arte que precisam ser vistos e valorizados”.
Sobre as gravações
Para que que toda a produção tivesse o máximo de realidade e veracidade possível, Ronaldo Silvestre contou com mais um itabirano. Esdras Vinícius de Souza tem 37 anos e, há cinco deles trabalha como diretor e produtor audiovisual.
“Sabe quando você vê a essência e o lado visionário de um profissional das artes visuais que se empenha em fazer o melhor? O vídeo emociona! O filme fashion que a gente criou tem um lado artístico, de lapidação de multimídia, que Esdras trabalhou com a equipe dele com muita maestria”, elogia Ronaldo.
Esdras destaca que a produção para a SPFW foi tecnicamente mais exigente em função do tamanho, formato e destino. “Foi uma experiência desafiadora e igualmente inspiradora. Vi exímios artistas, com seus talentos, em um mesmo projeto, que vai ser apresentado para o país inteiro. E porque não para o mundo?”.
O diretor audiovisual não trabalhou sozinho. “Nossa equipe foi composta por quatro pessoas. Além de mim, Fábio Barbosa, Raphael Portilho e Reld Benfica executaram todo o projeto com eficácia. Utilizamos quatro câmeras, em alguns momentos fixas em tripé, e em outros momentos foram usadas em equipamentos de movimento. E utilizamos também o drone para produção das imagens aéreas”, detalhou.
Para Esdras, essa foi uma oportunidade inesquecível.
“Encarei como um dos maiores desafios, uma grande responsabilidade por saber que se trata de um sonho esperado a tantos anos. O meu desejo é que Ronaldo Silvestre esteja feliz e realizado com este projeto. Itabira deve se orgulhar de ter um filho seu voando para o mundo com toda coragem, luta e inspiração que ele sempre representou pra nossa cidade”.
Voado alto
Desde 2018, o estilista itabirano vem flertando com o evento de moda. Ele participou de uma seletiva a convite do Sebrae Minas Gerais e suas roupas foram eleitas como tendências para as próximas temporadas. Assim, Ronaldo recebeu o selo de aprovação da curadoria do SPFW.
Ronaldo Silvestre sabe da importância dessa estreia em sua carreira. E reconhece que a versão on-line do SPFW tem tudo levar seu trabalho ainda mais longe.
“Esse é um fazer local com o pensamento global. É como na teoria do estilingue: quanto mais se aprofunda naquilo que idealiza, mais longe os teus sonhos podem te levar. O meu trabalho é justamente isso. É a realização do sonho de uma criança pobre, itabirana, que não tinha condições e que os amigos davam risada quando ele falava que seria estilista e teria o trabalho percorrendo o mundo inteiro”, conclui.
Assista, agora, o desfile que encantou os fãs da moda!