Clubes mineiros celebram o Dia do Orgulho LGBTQIA+
Por meio das redes sociais, Cruzeiro, Atlético e América se manifestaram
Rivais no campo, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG se uniram, nesta segunda-feira (28), em prol de uma bela causa. Os três principais clubes do estado celebraram, em suas redes sociais, o Dia do Orgulho LGBTQIA+, lembrado hoje. Enquanto Galo e Raposa postaram mensagens falando em aceitar a diversidade, o Coelho foi além e ainda incluiu as cores da comunidade gay em seu emblema.
O Galo se orgulha de quem luta pela igualdade e respeita a diversidade. pic.twitter.com/ymdT6gICN8
— Atlético ? (@Atletico) June 28, 2021
Que todos se orgulhem de ser quem são. O Cruzeiro está junto na luta por respeito e pela diversidade.#DiaDoOrgulho pic.twitter.com/ZfCM3eJlPI
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) June 28, 2021
O futebol é um espaço de todos! Estamos juntos na luta contra todo o tipo de preconceito envolvendo a comunidade LGBTQIA+, não só hoje, mas todos os dias!
Feliz #DiaDoOrgulhoLGBTQIA+ !!! Que todos sejam livres para amar! ❤️????? pic.twitter.com/46q5fDtKrr
— América FC ✊? (@AmericaMG) June 28, 2021
Embora alguns torcedores tenham demonstrado chateação com as “tímidas” campanhas feitas por Cruzeiro e Atlético, outros destacaram o fato dos clubes, ao contrário de outros anos, se manifestarem. Já o posicionamento do América foi muito elogiado por diversos torcedores, que o consideraram exemplar.
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia. A escolha da data faz referência a um dos episódios mais emblemáticos na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.
Este dia, em 1969, ficou marcado pela revolta da comunidade LGBTQIA+ contra uma série de invasões da polícia ao Stonewall Inn, um bar gay de Nova York. As ações policiais eram marcadas pela truculência e a opressão contra os frequentadores do local. Naquele tempo, não ser heterossexual era crime nos Estados Unidos.