Orgulho LGBTQIA+: ativista pede criação de um conselho municipal
Pedido foi feio durante evento na sede da Prefeitura, nesta segunda-feira (28), em lembrança ao Dia Internacional do orgulho LGBTQIA+
No fim da tarde desta segunda-feira (28), a Prefeitura de Itabira promoveu um ato público referente ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado hoje. O evento, que iniciou após um atraso de, aproximadamente, 30 minutos, reuniu cerca de 40 pessoas e contou com pronunciamentos de Gercimar Almeida, líder do Movimento LGBTQIA+ e da parada LGBT da cidade, e do prefeito Marco Antônio Lage.
Na oportunidade, o prédio da Prefeitura foi iluminado com as cores do movimento e houve também distribuição de pulseiras com as mesmas cores. Uma das principais vozes da comunidade em Itabira, Gercimar Almeida disse que a data é dedicada à luta contra o preconceito e, também, às reinvindicações da comunidade LGBTQIA+, além de ser uma forma de expor a violência sofrida pelo grupo.
O ativista ainda citou alguns exemplos para ilustrar esta luta. “Trinta dias é um período curto para conscientizar a população. Basta olhar para países como Arábia Saudita e Somália, onde a homossexualidade é penalizada com a pena de morte, além de outros 70 países que a criminalizam.”
“No Brasil, a expectativa de vida de uma pessoa trans é de 35 anos, enquanto a expectativa de vida média da população brasileira é de 76 anos. Por que estão nos matando? Vamos amar! Por isso que, infelizmente, ainda precisamos não apenas de um mês, mas de 365 dias ao ano para debater em defesa da comunidade LGBT”, completou.
Gercimar ainda pediu a Marco Antônio Lage a criação de um conselho municipal dedicado ao tema. “Aqui, em Itabira, não temos dados atualizados de violência contra a comunidade LGBTQIA+, prefeito. Como ativista, eu quero solicitar à Vossa Senhoria, para trabalharmos junto com o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), os Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que crie o conselho municipal de política pública LGBT na nossa cidade. Precisamos trabalhar esse tema com a sociedade. Sei que a cidade que eu amo, que todos nós amamos, é conservadora, mas nós já conseguimos fazer três paradas LGBT aqui”, discursou.
Promessa
Como resposta, Marco Antônio Lage prometeu estudar o pedido do líder ativista.
“É um gesto simbólico para demonstrar que esse governo vai colocar todas as suas estruturas da área de saúde, de ação social, governamental para o atendimento em igualdade de condições para toda comunidade LGBTQIA+. Inclusive, estudar, a partir de hoje, a criação de um conselho municipal LGBTQIA+. Exatamente para discutir, trabalhar e instalar as políticas públicas específicas para essa comunidade”, afirmou o chefe do executivo.
Por fim, o prefeito itabirano disse que o Brasil ainda está engatinhando em relação à homofobia e outros temas que permeiam a luta LGBT. “No Brasil, ainda tem muita hipocrisia e muito preconceito neste aspecto. Essas luzes simbolizam a seguinte mensagem: essa Prefeitura vai acolher com amor toda essa comunidade e respeitá-la como integrante absoluta da sociedade itabirana.”
Sobre a data
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia. A escolha da data faz referência a um dos episódios mais emblemáticos na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.