Vale fará simulado de evacuação em São Gonçalo do Rio Abaixo

Ação será realizada em conjunto com a Defesa Civil do município

Vale fará simulado de evacuação em São Gonçalo do Rio Abaixo
Estrutura no estacionamento do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra), será ponto permanente de autoridades do Ministério Público, Polícia Federal e Defesa Civil. Foto: Nívia Leles/ACOM/PSGRA

A fim de tornar mais efetivo o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), a Vale e a Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo realizarão no dia 28, às 10h, o simulado de emergência das barragens Norte Laranjeiras e Torto.

A medida, preventiva, abrangerá as comunidades do Una, Carapuça II e Palmital, com o objetivo de orientar como as pessoas deverão agir em caso de uma emergência envolvendo barragens. Na ocasião, também serão distribuídas cartilhas informativas à população. 

Para seguir os protocolos contra a Covid-19, a equipe faz algumas  orientações específicas, como o uso de máscara durante todo o simulado. Também é recomendado que, ao chegar no ponto de encontro, é necessário manter a distância de pelo menos 1,5 metro das demais pessoas que estiverem no local, para evitar aglomerações. Também é necessário utilizar o álcool em gel disponibilizado no local.

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a Vale e a Defesa Civil estão empenhadas em seguir todos os protocolos previstos pela Secretaria de Saúde do município, para que os participantes do simulado estejam seguros. E, para isso, também contam com a colaboração da população para seguir regras de segurança, pensando na própria saúde e na dos demais participantes.

Uma reunião virtual entre o Ministério Público, Polícia Federal, Defesa Civil Estadual (Cedec) e Defesa Civil municipal acontece na tarde de hoje (12) para acertar mais detalhes da simulação.

Em Itabira

Desde o dia 4 de março deste ano, as sirenes de barragens da Vale são tocadas em Itabira. Trata-se de um teste, feito a cada dia 4 do mês, às 10h, para avaliar o funcionamento dos equipamentos. Em comunicado enviado à imprensa, a Vale disse que a ação estava prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O procedimento é preventivo, em cumprimento à legislação vigente.

*Com informações da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo