Simulado de emergência em Itabira e Santa Maria é considerado um sucesso
Ação foi realizada na tarde de hoje
O simulado de emergência com barragens realizado hoje (21) na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e na Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira foi considerado um sucesso, segundo os envolvidos. A ação foi organizada pelas Defesas Civis estadual e dos municípios participantes, além de contar com o apoio da Vale.
Das 542 pessoas esperadas no simulado, 497 participaram da atividade, que faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e busca orientar os moradores sobre como proceder em casos de emergência. O índice de participação atingiu 91,7%, considerado “altíssimo” pelos organizadores. No total, há 17 sirenes e 48 pontos de encontro nas áreas contempladas pela ação.
Durante o teste, feito entre 15h e 16h, um som real de sirenes foi ativado e uma mensagem de voz emitiu um alerta de que se tratava de um simulado.
Em Itabira, era esperado fossem abrangidas 245 pessoas, 107 edificações e 199 animais mapeados das comunidades de Borrachudo, Gaspar, Morro Santo Antônio, São Pedro, Padres e Rocinha. Em Santa Maria de Itabira, participaram da ação os moradores das comunidades Chácara, Cordeiros, Córrego da Lage, Flor do Vale, Gaspar, Morro Queimado e Soares.
Como medida preventiva, houve interdição temporária do trânsito em algumas vias enquanto a atividade ocorria, mas os veículos de emergência foram liberados normalmente.
A iniciativa contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), além das polícias Civil, Militar e Rodoviária.
A Prefeitura de Itabira também ofereceu apoio, por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita).
Sob controle
Em um comunicado emitido anteriormente, a Vale ressaltou que não houve alteração na condição de segurança das estruturas situadas no eixo Itabira Norte. As barragens Borrachudo, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população.
*Com informações da Prefeitura de Itabira