Chuvas devem favorecer lavouras de milho no Rio Grande do Sul
Os produtores consideram positivo o desenvolvimento das plantas com a maior disponibilidade de água e temperaturas mais elevadas registradas recentemente.
As chuvas recorrentes nesta época do ano devem beneficiar a produtividade agrícola nacional. No Rio Grande do Sul, a produção de milho tem tudo para crescer além do esperado. De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, a constância das chuvas favoreceu as lavouras de milho já implantadas na região de Santa Rosa.
Além disso, os produtores consideram positivo o desenvolvimento das plantas com a maior disponibilidade de água e temperaturas mais elevadas registradas recentemente.
As áreas de cultivo apresentam boa germinação, emergência e adequado desenvolvimento inicial. Com isso, o clima também fica favorável para os investimentos nas formas de cultivo. Dentre as alternativas de pesquisa estão os tratores à venda no RS, a contratação de mão de obra qualificada e a aquisição de insumos agrícolas.
Para não comprometer o orçamento, é interessante fazer a busca pela venda de tratores usados porque está provado que a automação causa um grande impacto na dinâmica de trabalho do empreendimento rural. Basta que os equipamentos estejam em bom estado de conservação.
Outra notícia boa para os produtores de milho no Rio Grande do Sul foi o resultado das vistorias da equipe técnica da Emater/RS-Ascar nas lavouras. Os técnicos não registraram número expressivo de cigarrinhas. Isso pode estar relacionado com o controle rígido feito pelos empreendedores rurais nas produções iniciais.
Mesmo assim, o estado de alerta dos agricultores deve ser mantido para que a cigarrinha não venha a frustrar as expectativas de bons resultados da próxima safra. Essa praga é capaz de causar prejuízos significativos, principalmente nos cultivos tardios, conhecidos como safrinha.