Chuvas em Ouro Preto: moradores de distrito são resgatados com tratores
Famílias ficaram ilhadas por conta das enchentes e Defesa Civil ainda contabiliza o número de desabrigados
Os moradores dos distritos de Ouro Preto vêm sofrendo com as fortes chuvas da noite dessa segunda-feira (18) e madrugada desta terça (19). De acordo com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto, a Defesa Civil ainda está avaliando a situação. “Já diminuiu bem o volume de água dentro das ruas dos distritos, e não há ainda um número oficial de desabrigados. Muita gente perdeu bastante coisa e já há uma mobilização em busca de doações”.
Um comunicado da Defesa Civil de Ouro Preto informou que alagamentos deixaram diversas pessoas ilhadas em várias partes dos distritos de Amarantina e Cachoeira do Campo. Com as chuvas, o Rio Maracujá, que passa pelos dois distritos, transbordou. Durante a madrugada, duas guarnições do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local.
Os moradores viveram momentos de pânico com o aumento repentino no volume de água do rio e a invasão nas casas. Na tentativa de resgatar o maior número possível de pessoas, moradores dos distritos e donos de empresas usaram tratores e outros equipamentos para chegar até onde as famílias ficaram presas. Alguns dos resgates foram registraram em vídeo.
View this post on Instagram
Grande mobilização
Além dos moradores e empresários da cidade, Ouro Preto também contou com o apoio da Prefeitura de Itabirito. Por meio de suas redes sociais, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), agradeceu o chefe do poder Executivo da cidade vizinha, Orlando Caldeira (Cidadania).
“Caro Prefeito Orlando, muito obrigado de coração pelo apoio solidário e fraterno ao enfrentamento do grande desastre causado pelas chuvas em Cachoeira do Campo, Amarantina e Santo Antônio do Leite. Receba a gratidão de todo o povo ouro-pretano aos irmãos de Itabirito, Angelo Oswaldo”.
Os secretários de Obras, Antônio Simões; e de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, acompanharam pessoalmente todas as ações. Bem como o Geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Murta. “Estamos prestando socorro à população atingida pelas fortes chuvas. Amarantina foi o local com mais problemas devido às pessoas que ficaram ilhadas. Em Cachoeiro do Campo, há pontos de alagamento e interdição e vias importantes, como a antiga Ponte do Palácio que foi fechada, temporariamente, por precaução”, explicou Murta.
View this post on Instagram
Situação dos distritos
Os primeiros chamados ao Corpo de Bombeiros, em Amarantina, aconteceram por volta das 19h. As muitas chamadas davam conta de moradores buscando por proteção em cima de muros, telhados e pavimentos mais altos das residências em virtude da força das águas das inundações.
View this post on Instagram
“Aqui em Cachoeira do Campo muitas casas foram destelhadas e algumas ruas danificadas. Iremos fazer o levantamento de todo esse prejuízo no distrito e começar nosso plano de contingência para poder voltar à nossa normalidade”, detalhou Nery Moutinho, coordenador da equipe da Defesa Civil.
Em Cachoeira do Campo, há diversos relatos de pessoas desabrigadas, sobretudo na área rural. Os moradores contam que perderam tudo: móveis, pertences pessoais, comida, eletrodomésticos, entre outras coisas. Muitas residências foram invadidas pela água e pela lama.
View this post on Instagram
“As pessoas foram atingidas por mais de 220 milímetros cúbicos de águas, repentinamente. Mais de 25 famílias desalojadas, a maioria foi conduzidas para outras casas e a Secretaria de Obras realiza a limpeza das ruas e casas, contabilizando as perdas materiais. Graças à Deus não tivemos vítimas”, contou o secretário de Defesa Social de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves.
Confira as imagens enviadas por moradores dos distritos.