Nelson Freire, grande pianista brasileiro, morre aos 77 anos
Artista morreu na madrugada desta segunda-feira e estava em casa, no Rio de Janeiro
O pianista brasileiro, Nelson Freire, morreu na madrugada desta segunda-feira (01), aos 77 anos. O artista estava em sua casa no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada ao jornal O Estado de São Paulo pela empresária de Freire.
Nelson Freire foi um dos maiores artistas brasileiros e fez uma carreira brilhante, sendo destaque em diversos palcos do mundo. A causa da morte do pianista ainda não foi divulgada.
Em 2019, Freire sofreu um acidente enquanto fazia uma caminhada no Rio de Janeiro e passou por cirurgias no ombro. O retorno do artista aos palcos era previsto para o ano passado, mas não aconteceu por conta da pandemia.
Grande carreira
Freire nasceu em 1944, na cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, e demonstrou um talento impressionante com o piano já aos 3 anos de idade, o que impressionava familiares.
A família saiu da cidade mineira e foi para o Rio de Janeiro, onde Freire passou a receber instruções das pianistas Nise Obino e Lúcia Branco. Nelson Freire aprendeu bastante e já aos 12 anos se tornou um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro.
O artista não abandonaria mais o piano e começava ali uma grande e bela carreira artística. Aos 19 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta. Na marca dos 24 anos, fez a estreia com a Orquestra Filarmônica de Nova York.
Exalando talento e habilidade com o piano, Freire conquistou sucesso nacional e internacional. O artista tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na “Great pianists of the 20th century“, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente.