Postos da Argentina limitam quantidade de combustível para brasileiros

País vizinho vem recebendo brasileiros devido ao preço baixo da gasolina. A cota agora é de 15 litros por cliente estrangeiro

Postos da Argentina limitam quantidade de combustível para brasileiros
Foto: Zito Terres / RPC

Os postos de combustíveis de Porto Iguaçu, na Argentina, passaram a limitar a quantidade de abastecimento para estrangeiros. A medida passou a valer nesta quinta-feira (4) e foi adotada depois que centenas de brasileiros começaram a cruzar a fronteira para abastecer lá.

A gasolina no país vizinho tem sido vendida pela metade do preço praticado no Brasil. Assim, o valor médio é R$ 3,10 (três reais e dez centavos) o litro. Mas, com a alta demanda de brasileiros e paraguaios querendo garantir o tanque cheio, alguns postos ficaram desabastecidos.

Por isso, a Argentina estabeleceu a cota de 15 litros de combustível para veículos estrangeiros que abastecem em Porto Iguaçu. Para organizar melhor o atendimento na cidade argentina, os postos também têm feito filas exclusivas para moradores e estrangeiros.

“Estamos tentando aumentar a produção, mas lamentavelmente temos uma cota de abastecimento. Ou seja, não nos permitem mais do que uma certa quantidade de combustível, porque o preço está muito baixo, e o barril do petróleo subiu para 80 dólares e aqui mantemos a 60 dólares”, explicou o representante da Câmara de Combustíveis de Missiones, Faruk Jalaf. 

Cruzar a fronteira

Mesmo não exigindo passaporte para entrar em países que integram o Mercosul, como é o caso do Brasil e da Argentina, cruzar a fronteira não é tarefa simples. Uma determinação da Polícia Federal (PF) exige que os brasileiros registrem a saída do país.

Dessa maneira, na aduana argentina são cobrados documentos pessoais, comprovação de vacinação completa há pelo menos 14 dias e um teste negativo de Covid 19 para quem vai além da cidade de Porto Iguaçu. E, por causa da grande demanda de brasileiros entrando no país, a espera nas filas dos postos e da aduana podem passar de quatro horas.

Paraguai como alternativa

Outro lugar muito procurado pelos brasileiros como alternativa para abastecer com preços mais em conta é Paraguai. A procura por postos de combustíveis na Cidade do Leste aumento muito, já que o litro da gasolina sai o equivalente a R$ 5,33 (cinco reais e trinta e três centavos).