ANTT marca leilão da concessão da BR-381 para fevereiro de 2022
Segundo Ministério da Infraestrutura, proteção para variação dos preços de insumos vai evitar que população seja prejudicada
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou nesta quarta-feira (22) a nova data do leilão da concessão das BR-381 e BR-262: o certame acontecerá no dia 7 de fevereiro na Bolsa de Valores de São Paulo.
O leilão da BR-381 sofreu com uma série de atrasos nos últimos anos. Inicialmente, a previsão era que a concessão tivesse início no final de 2020, o que não aconteceu por causa da pandemia que forçou a revisão dos estudos de viabilidade econômica. Em seguida, a data do leilão passou a ser março de 2021, mas o Tribunal de Contas da União só aprovou o edital em julho.
Houve mais dois adiamentos em novembro e agora em dezembro. Nesta quarta-feira (22) a ANTT aprovou também alterações no edital da concessão. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o edital contempla “um novo mecanismo de proteção de variação para o preço de insumos”.
Conforme a pasta adiantou em novembro, esse instrumento vai assegurar a “realização dos investimentos necessários por parte dos concessionários, sem que a população seja prejudicada no bolso, com o aumento dos preços dos pedágios”.
Projeto prevê duplicação de 590 km
O projeto de concessão das BRs 381 e 262, entre a capital mineira e o litoral do Espírito Santo, prevê diversas intervenções nas duas rodovias federais. Entre as principais obras, além da duplicação de 590 km, está a construção de 50 passarelas, três túneis, 138,1 km de faixas adicionais e 131,3 km de vias marginais.
O investimento estimado em obras é de R$ 7,7 bilhões. Outros R$ 6,9 bilhões estão previstos para a operação, manutenção e conservação do trecho.
* Conteúdo O Tempo