Embaixada do Brasil na Ucrânia diz que situação na maior parte do país é “relativamente estável”
Rússia deu início aos ataques à Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira (24)
A Embaixada do Brasil na Ucrânia emitiu comunicado orientando brasileiros que moram no país, que foi atacado pela Rússia nas primeiras horas desta quinta-feira (24). Em orientação publicada em rede social após ataques do país russo a alvos militares e estratégicos na Ucrânia, a embaixada diz que “a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável”.
Diante desse contexto, a embaixada recomendou que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia façam isso o mais rápido possível, depois de se informarem sobre a situação de segurança local. Já para os brasileiros em Kiev, a recomendação de autoridades ucranianas é não sair de suas respectivas casas devido aos engarrafamentos nas saídas da cidade. A embaixada recomenda que os brasileiros aguardem novas instruções.
Em relação aos brasileiros nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro, leste do país, que não puderem seguir viagem para oeste por meios próprios ou de modo seguro, devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo plantão consular. A embaixada comunicou ainda que “orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas por este canal (Telegram e Facebook)”.
Aos brasileiros que não puderem deixar a Ucrânia de modo seguro, a embaixada orienta “procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica”.