Porque o Cruzeiro pode sonhar com uma vitória no clássico do domingo
Galo e Raposa se enfrentam pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro
De um lado o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Do outro, uma equipe de Série B. De um lado, um elenco cada vez mais forte e completo. Do outro, um clube obrigado a se desfazer de várias peças por conta das dificuldades financeiras. Teoricamente, soa como um confronto desigual, não é mesmo? Mas o roteiro pode não ser tão óbvio no Cruzeiro e Atlético do próximo domingo (7), válido pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro.
A primeira lição que todo clássico deixa é: dificilmente o jogo é fácil. Não faltam exemplos de confrontos entre Galo e Raposa cujo azarão levou a melhor. E nem precisamos voltar tanto no tempo. O desequilíbrio financeiro entre os rivais já existia em 2021, quando o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de Airton.
Nos atendo ao campo, outro fator que pode diminuir a distância entre os líderes da competição é o fato de ambos estarem em início de trabalho. Embora não venha rompendo drasticamente com o estilo de jogo da equipe de Cuca, El Turco Mohamed ainda busca colocar sua assinatura no time atleticano.
O volume ofensivo continua praticamente o mesmo, mas a consistência defensiva da última temporada não. Basta ver o sufoco para ganhar do Pouso Alegre, último colocado do estadual, no último sábado (26). Os dois gols dos mandantes surgiram da bola aérea, uma arma que pode ser explorada pelos comandados de Paulo Pezzolano no Mineirão.
Por fim, a forma como o time cruzeirense tem assimilado bem as ideias do novo treinador anima boa parte dos torcedores. O trabalho, até aqui, tem sido encontrar o 11 ideal, mas a filosofia de jogo – muito baseada na intensidade, movimentação e troca de passes – parece cada vez mais consolidada. Para quem se habituou ao sofrimento desde 2019, estar muito próximo das semifinais do estadual não é pouca coisa.
Feitas todas as ponderações, o Atlético-MG continua bem favorito para o jogo. O mando de campo, aliado à distância técnica e financeira para o principal rival do estado, amplia ainda mais as chances de vitória. Mas há motivos para o cruzeirense acreditar.
Victor Eduardo é jornalista e escreve sobre esportes em DeFato Online.
O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.