Você sabe o que significa feminicídio? Feminicídio é o assassinato de uma mulher simplesmente por ela ser do sexo feminino. Esses crimes estão sendo cada vez mais comuns e o termo cada vez mais usado. O medo e a falta de informação são os principais fatores para que as mulheres agredidas não peçam ajuda. Atualmente, existem vários serviços que auxiliam e orientam as vítimas de violência doméstica. Todas têm o direito de viver livres e seguras.
Abaixo listamos alguns serviços que estão disponíveis:
Polícia Miliar – telefone: 190. Em caso de emergência, ligue imediatamente.
Central de Atendimento à Mulher – telefone: 180. O serviço orienta mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. Além disso, a central encaminha os relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
Defensoria Pública: é responsável por dar assistência jurídica as mulheres vítimas de violência.
Ministério Público: o órgão possui promotorias especializadas que promovem a ação penal nos crimes de violência contra as mulheres. Também atuam na fiscalização dos serviços da rede de atendimento às mulheres.
Delegacias comuns: qualquer delegacia pode receber denuncias de violência porque nem todas as cidades possuem uma delegacia especializada de atendimento à mulher.
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs): são espaços especializados da Polícia Civil. É o órgão mais capacitado para realizar ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência o órgão mais capacitado para realizar ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência o órgão mais capacitado para realizar ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência para atendimento às vítimas de violência. Elas podem expedir medidas protetivas de urgência ao juiz no prazo máximo de 48 horas. é o órgão mais capacitado para realizar ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência
Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): pode ser um ponto de apoio para vítimas de violência. Atende famílias em pessoas em situação de risco social ou vulnerabilidade. Nem todo município possui centros especializados em mulheres, então o CREA quem faz esse atendimento.
A casa da mulher Brasileira: em um único local são oferecidos diversos serviços como apoio psicossocial; acolhimento e triagem; Defensoria Pública; Ministério Público; Delegacia; espaço de cuidado de crianças; alojamento de passagem e central de transporte; serviço de promoção de autonomia econômica.
Casas de Acolhimento Provisório: são locais onde as mulheres, acompanhadas ou não dos filhos, podem ficar abrigadas no máximo até 15 dias.
Casas-abrigo: as mulheres ameaças de morte ou sob grave risco são encaminhadas para moradias protegidas. É um serviço temporário, sigiloso e com atendimento integral às mulheres.
Não deixe o medo tomar conta de você! A violência doméstica tem que ser denunciada e os agressores precisam ser penalizados.