Minas desobriga máscaras em locais abertos, mas em locais fechados o uso depende da taxa de vacinação
Em Itabira, João Monlevade e Belo Horizonte o uso de máscaras em locais abertos já não é mais obrigatório
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou no último sábado que o uso de máscara em locais abertos não é mais obrigatório no Estado. Decisão acontece diante do avanço de vacinação contra Covid-19 e também devido a queda dos indicadores de monitoramento em Minas Gerais.
Quanto ao uso de máscaras em locais fechados, o governador anunciou que apenas em cidades que tiverem 80% de vacinados com a 2ª dose, ou dose única, e 70% com a dose de reforço podem desobrigar o uso.
Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, a partir de hoje, o uso de máscara em locais abertos não será mais obrigatório em nosso Estado. Cidades que tiverem 80% de vacinados com 2ª dose e 70% com reforço, poderão também desobrigar uso em locais fechados.
— Romeu Zema (@RomeuZema) March 12, 2022
Em Belo Horizonte, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos foi retirada no último dia 4, levando em conta os indicadores de Covid-19 na capital mineira, que atualmente indicam melhora nos números da pandemia. Porém, seguindo as indicações do Estado, Belo Horizonte não conseguiria retirar a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados. Isso porque, de acordo com boletim epidemiológico do dia 11/03, a cidade tem 95,9% da população vacinada com 2º dose ou dose única e apenas 46,9% com a dose de reforço.