Vereadores votam nesta semana relatório contábil do penúltimo ano da gestão Ronaldo Magalhães
O texto chegou a entrar na pauta de votação da Câmara de Itabira na última semana, mas recebeu pedido de vista feito por Weverton Vetão
A reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira, que acontece na próxima terça-feira (3), marcará a votação do projeto de resolução nº 10/2022, que aprova o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, referente ao relatório contábil do Município – exercício de 2019, penúltimo ano da gestão Ronaldo Lage Magalhães (PTB). O texto chegou a ser levado a plenário na última semana, porém recebeu pedido de vista do presidente da Casa, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).
“Como eu voto nesse caso, estou finalizando a minha análise. No mandato passado eu já estava na Câmara e, por isso, tinham alguns pontos que queria analisar mais detalhadamente. O projeto de resolução conta com parecer favorável e já adianto que o meu voto também deve ser favorável”, disse Weverton Vetão ao portal DeFato.
Outros projetos
Durante a reunião ordinária da Câmara de Itabira, realizada na última semana, foi aprovado por unanimidade e em segundo e definitivo turno o projeto de lei nº 20/2022, que altera a Lei nº 5.285 de 2021. A matéria trata das gratificações pagas aos pregoeiros e equipe de licitações da Câmara de Itabira. A matéria segue, agora, para sanção do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).
Visita Orientada
Também na última terça-feira, a Câmara de Itabira recebeu alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA). Por meio do programa “Visita Orientada”, promovido pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, os estudantes participaram de um bate-papo com os vereadores antes da reunião ordinária.
Acompanhados das professoras Simone Félix e Gisele Mara, e da intérprete de Libras Eliane Meireles Viana Oliveira, os alunos conheceram o funcionamento do Legislativo, fizeram perguntas aos parlamentares e visitaram os gabinetes e o setor administrativo da Casa. Essa foi a primeira turma a participar do programa este ano, que tem como meta atender a dez escolas até 28 de junho.
O objetivo da iniciativa, de acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marcela Cristina Lopes da Silva, é contribuir para a educação política e cidadã de crianças, jovens e adolescentes. Além disso, visa oferecer aos estudantes a oportunidade de exercício de participação no parlamento. O programa acontece desde 2014, mas esteve parado nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19.