Diguerê cobra atuação da Câmara e celeridade na apresentação do Plano de Cargos e Salários

Líder de governo, Juber Madeira afirmou que servidores serão ouvidos durante elaboração do projeto

Diguerê cobra atuação da Câmara e celeridade na apresentação do Plano de Cargos e Salários
O vereador Rodrigo Diguerê (PTB). Foto: Câmara Municipal/Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta terça-feira (31), uma matéria do Portal DeFato anunciou uma reunião, com vários ATAS (assistentes técnicos administrativos) itabiranos, na qual serão discutidas propostas que possam ser incluídas no Plano de Cargos e Salários da Prefeitura Municipal. No mesmo dia, o vereador Rodrigo Diguerê (PTB) utilizou os microfones da Câmara para cobrar uma maior atuação da Casa em relação ao tema.

Além disso, o petebista entende que o município precisa ser mais ágil na elaboração e conclusão do projeto. Diguerê ainda defende a inclusão de prêmios por produtividade aos ATAS no plano. Essa é, inclusive, a principal crítica dos servidores em relação ao aumento concedido à Fazenda desde dezembro do ano passado. Alguns profissionais da pasta chegaram a dobrar o salário com “impulsos financeiros “ do Prêmio de Superação de Metas e Arrecadação de Tributos (Presmat).

Tido como uma espécie de resposta da Prefeitura à insatisfação dos ATAS, o plano ainda não foi concluído. No dia 19 de maio, o executivo municipal assinou um contrato com o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) para desenvolvimento de um documento que irá balizar a proposta.

Cobrança aos colegas

Em sua fala, Diguerê defendeu que o prêmio do Plano de Cargos e Salários tornaria a remuneração dos diferentes cargos da Prefeitura menos desequilibrada, como acusam alguns servidores.

“Eu queria deixar registrado que esse assunto já foi trazido à Casa, que a Câmara precisa se atentar a isso. E que o Governo consiga atendê-los de forma realmente satisfatória, incluindo também um prêmio por produtividade, que é o que está causando a maior diferença aí na remuneração e na isonomia entre os servidores”, ressaltou.

“Os ATAS são as maiores classes de servidores do município, e eles estão mobilizados para a melhoria da carreira. Gostaria de contar com o apoio de todos os colegas e também com a interferência do líder de governo (Juber Madeira), para que este plano chegue rápido à Casa, porque já fui procurado por vários colegas e realmente não está pegando muito bem em relação à falta de isonomia. Entendemos que cada um tem a sua função, especificidade de atuação, mas é importante que se trate antes que se crie um problema”, completa Diguerê.

Citado por Rodrigo Diguerê, o líder de governo na Câmara, Juber Madeira (PSDB), garantiu ao petebista que os servidores serão ouvidos durante a elaboração do plano de cargos e salários.

“Esse plano vai passar por uma ouvidoria, os servidores serão ouvidos no momento específico em que a formatação já estiver na fase final de redação. Para que ele, inclusive, possa vir a essa Casa para ser apreciado. E é importante que se faça essas observações neste momento viu, Diguerê, para que estes ajustes possam constar já no plano a partir do momento da  efetivação. E, enfim, até que ele venha a essa casa para tramitação”, respondeu Juber.

Aproveitando a deixa

Durante a mesma discussão, o líder da oposição na Câmara, Neidson Freitas (MDB), cobrou de Juber Madeira respostas sobre a reforma administrativa prometida por Marco Antônio Lage (PSB).

“É o mesmo tema, mesmo assunto. Senhor líder (de governo), o senhor tem data da reforma administrativa do corte de 30%? Quando virá para a Câmara? O prefeito prometeu lá em novembro, depois da eleição, depois em janeiro, na posse…”, questionou Neidson.

Em resposta, o tucano afirmou que a reforma já está em fase final e logo será enviada para apreciação na Casa do Legislativo. “Essa é uma proposta que também chegará à Casa. Ela está em fase final, as secretarias estão trabalhando, cada uma dedicada nos pontos importantes que possam ser cortados. E certamente chegará a essa Casa para que possamos deliberar”, enfatizou.