Homem é agredido por passageiros e preso após assediar mulher em ônibus em BH
A importunação sexual é caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem a permissão da pessoa
Um homem, de 62 anos, foi acusado de importunação sexual contra uma mulher, de 31 anos, em um ônibus da Linha 83D (Estação São Gabriel/Centro), em Belo Horizonte. O caso aconteceu nesta quinta-feira (2) e o homem chegou a ser agredido por outros passageiros que se revoltaram com a situação.
Segundo a Guarda Municipal, o homem teria segurado a cintura da vítima e posteriormente, exposto o órgão genital. A cena revoltou os passageiros do ônibus, que chegaram a agredir o homem. Para evitar que a agressão prosseguisse, o motorista acionou a Guarda Municipal logo que chegou à estação.
A Guarda Municipal informou que o homem foi encaminhado para atendimento médico na UPA Norte e, em seguida, conduzido à Delegacia de Mulheres, juntamente com a vítima e as testemunhas.
A importunação sexual se tornou crime em 2018 e é caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O crime pode resultar em uma pena de até 5 anos de prisão.
Contra a importunação sexual
A Guarda Municipal reforça a campanha contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público que teve início em 2018 com a distribuição de apitos e folhetos em abordagens feitas diretamente às mulheres, para incentivá-las a romper o silêncio contra os casos de importunação sexual que ocorrerem nos ônibus. A Guarda Civil Municipal disse que já realizou mais de 230 ações de conscientização contra a importunação sexual em coletivos e em equipamentos públicos de Belo Horizonte.