Vale retoma rotina de testes de sirenes em Catas Altas
As atividades são previstas nos planos de emergência para barragens de mineração e visam assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro.
A Vale, com apoio da Defesa Civil Municipal de Catas Altas, realizará, na próxima quinta-feira (14), às 10h, o comissionamento de uma nova sirene da barragem Dicão Leste, da Mina Fazendão. A atividade consiste no acionamento com o som original da sirene para teste técnico do equipamento – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.
A nova sirene integra o sistema de alerta das barragens no município, que já possui uma rotina mensal de testes estabelecida, todo dia 14, às 10h. Dessa forma, na próxima quinta-feira (14), haverá o acionamento com o brado original das sirenes de Dicão Leste, incluindo as que já estavam instaladas.
É importante ressaltar que três dessas sirenes também atendem à barragem Mosquito. As demais sirenes de Mosquito e do Dique Paracatu tocarão o mesmo som dos testes mensais, ou seja, uma música instrumental.
O som pode ser ouvido em maior intensidade nas áreas operacionais da empresa e em regiões próximas às estruturas, incluindo parte da MG-129, entre a Mina Fazendão e Catas Altas. As autoridades competentes e a população vizinha foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.
As atividades são preventivas e fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente. As sirenes de alerta de emergência são instaladas em locais indicados pelo PAEBM.
Não houve alteração na condição de segurança das estruturas no município. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
*Com informações da Assessoria Vale