Renata Regina e Tuani Guimarães serão candidatas ao governo de Minas Gerais pelo PCB
Partido optou por disputar as eleições 2022 com chapa pura. Na convenção partidária não foi indicado candidato ao Senado Federal
Como já era esperado, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) confirmou Renata Regina e Tuani Guimarães como candidatas à governadora e vice-governadora de Minas Gerais, respectivamente. A decisão foi tomada em durante a convenção partidária da legenda, realizada no último domingo (24), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Durante a convenção, o PCB não indicou candidato ao cargo de senador. Para deputado federal, dez nomes foram escolhidos; enquanto para deputado estadual, a legenda terá dois postulantes.
Renata Regina, de 35 anos, é ativista do Comitê do Poder Popular de Belo Horizonte. Essa será a sua primeira eleição para um cargo no Executivo — porém, já participou de outros dois pleitos, em 2014 e 2018, quando concorreu para deputada estadual e federal, respectivamente, sempre pelo PCB. Ela é fotógrafa e doula, além de secretária política do PCB.
Já Tuani Guimarães, de 32 anos, é natural de Vitória (ES), mas reside em Itabira desde 2018, onde é professora de Sociologia, atuando na rede estadual de ensino. Ela também é mestra em Arquitetura e Urbanismo, além de cursar Direito na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No campo social, participa do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração no Quadrilátero Aquífro/Ferrífero e dos movimentos sindicais da educação de Minas Gerais.
Nesta terça-feira (26), Renata Regina e Tuani Guimarães estarão em Itabira para o lançamento do Comitê do Poder Popular, que acontece à noite. Elas estarão acompanhadas de Sofia Manzano, candidata a presidente, e Júlia Rocha, candidata à deputada federal, ambas pelo PCB.
O portal DeFato conversou com Tuani Guimarães sobre o programa político do partido. Confira aqui!