Seminário debate projeto econômico pós-mineração para Itabira
Prefeitura de Itabira e Vale trabalham em um programa com 32 itens para o desenvolvimento sustentável e diversificação econômica da cidade
Na noite de quarta-feira (27), Itabira recebeu o Seminário de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados, iniciativa do Governo de Minas Gerais para promover a diversificação econômica em cidades que possuem grande dependência da atividade mineral. O encontro, que aconteceu na faculdade Una, debateu riscos e impactos da mineração, assim como alternativas para o desenvolvimento sustentável.
“O assunto é velho, mas a atitude é nova e este modelo que estamos desenhando para a construção dos processos, que vão nos levar à busca efetiva da alternativa econômica (para cidades mineradoras), é inovador também. Estou muito confiante e acredito que vai dar certo”, disse o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) na abertura do seminário.
Itabira é a cidade piloto do projeto, criado pelo governo mineiro em parceria com entidades e organizações do setor produtivo. O secretário de desenvolvimento Econômico de Itabira, Carlos Eugênio Fonseca Dutra, afirma que a participação da Prefeitura tem contribuído para que as pessoas participem das discussões, fortalecendo o projeto.
O objetivo da iniciativa é reduzir a dependência econômica dos municípios, com a diversificação das atividades locais, e melhorar o ambiente de negócios em cinco dimensões do desenvolvimento: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva.
Nesse cenário, a Prefeitura de Itabira trabalha diretamente com a mineradora Vale para a criação de um programa de diversificação econômica pautado em 32 projetos. “Quando assumimos, a primeira reunião de trabalho com a Vale foi estabelecer esses parâmetros para reestruturar a cidade e preparar o caminho para um novo ciclo de desenvolvimento pós-mineração”, explica Marco Antônio Lage.
O projeto de Reconversão Produtiva em Território Minerados, conduzido pelo governo de Minas via a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, conta com parceria também da Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Associação Mineira de Municípios Mineiradores (Amig), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Sebrae-MG.
As ações do projeto prosseguem nesta quinta-feira (28), quando acontece um workshop sobre a agenda estratégica de Itabira com especialistas e a equipe envolvida diretamente na diversificação econômica local. A expectativa é que no encontro aconteça troca de experiências, informações e análise dos programas elaborados para o Munícipio.
Participação na Câmara de Itabira
Na última terça-feira (26), o analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Anderson Cabido, esteve na reunião da Câmara Municipal de Itabira para apresentar o Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados, que busca soluções para a diversificação econômica do município.