Após 30 anos, aposentados e familiares começam a receber indenizações em ação contra a Valia
O acordo de indenização foi feito em parceria entre o Metabase e um escritório de advocacia
O escritório de Advocacia Maomedes, em acordo com o Metabase Itabira, moveu uma ação contra a Valia no ano de 1991. A finalidade do processo era de revisão da defasagem de salários dos aposentados da Vale. A ação se arrastou por, praticamente, 30 anos e teve a sentença transitada em julgado contra a União em fevereiro.
O Metabase providenciou, na manhã da última quarta-feira (27), um encontro entre o advogado Leandro Maomedes, responsável pelo escritório, e os diversos aposentados e familiares que são autores da ação. Eles receberam orientação do advogado acerca das providências para ter acesso aos valores devidos.
“Infelizmente demoraram 30 anos para que a injusta defasagem fosse indenizada. Muitos autores já faleceram, inclusive filhos e netos, e hoje temos bisnetos recebendo em lugar do bisavô”, disse André Viana, presidente do Metabase.
“Tão logo assumi a gestão do sindicato, procurei informações sobre a ação e desde então, junto à diretoria, acompanhei de perto. A reunião realizada com os aposentados foi de grande proveito, já que puderam, por meio da palestra do Dr. Leandro e também em conversas reservadas, sanarem todas as dúvidas. Continuaremos auxiliando os cerca de 200 guerreiros e seus familiares. Eles fizeram a história da Vale no passado e hoje, no presente, devemos muito a eles. Já solicitei à Comissão de Aposentados e Pensionistas e ao nosso departamento jurídico para acompanharem de perto o desenrolar de todo este processo. Vamos ajudar naquilo que for necessário”, destacou Viana.