Concurso musical da Gerdau leva artistas para apresentação no Rio de Janeiro
“Pockets shows” serão realizados na semana do Rock in Rio 2022
Se você é músico e quer ter a chance de se apresentar no Rio de Janeiro, na semana do Rock in Rio, se liga nessa novidade da Gerdau. A empresa brasileira produtora de aço lançou, na última sexta-feira (5), o concurso musical “Gerdau, me leva pro Rio!”.
Tendo como embaixadora a cantora Ivete Sangalo, a ação visa fomentar a produção cultural local e apoiar diversas bandas independentes das regiões em que a Gerdau atua. Estarão aptos a participar da competição musical artistas do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Minas, poderão concorrer conjuntos musicais que tenham pelo menos um integrante dos municípios de Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Itabirito e Ouro Preto.
Para participar, cada banda deverá enviar um vídeo ou áudio com performance de música autoral, inédita e registrada na International Standard Recording Code (ISRC), no formato .mp3 ou .mp4, e duração de até cinco minutos. As inscrições estão abertas até o dia 18 de agosto e podem ser feitas clicando aqui.
O material, de estúdio ou ao vivo, passará pela avaliação de uma comissão julgadora, que levará em conta critérios como performance e interpretação; arranjo e composição; cumprimento das regras do concurso. As duas bandas finalistas, que tocarão no Rio de Janeiro em setembro, serão anunciadas em 23 de agosto.
As apresentações dos finalistas ocorrerão entre 2 e 11 de setembro, em um palco emblemático na cidade do Rio de Janeiro, cujo local ainda não foi revelado. O concurso será feito em parceria com Rodolfo Simor, produtor e músico indicado ao Grammy Latino, que também lidera a produtora musical “Estúdio Bravo”.
Um dos presentes na entrevista coletiva da última semana, Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau, ressalta que a empresa já tem apoiado grandes eventos musicais. Ele também salienta que o concurso é uma espécie de “retribuição” às cidades em que a corporação opera.
“A Gerdau tem ampliado os seus investimentos na promoção de cultura e na inclusão cultural, com olhar especial para as regiões onde temos operações. Esse concurso é mais uma forma de retribuirmos o carinho, o acolhimento e a parceria das cidades onde operamos. A Gerdau já tem apoiado eventos de grandes proporções, como o Rock in Rio, onde teremos o nosso aço no Palco Mundo e vários patrocínios em Minas Gerais, como a recente turnê do cantor João Bosco e Orquestra de Ouro Preto. Mas o nosso concurso é uma oportunidade para aqueles que produzem música ainda de forma anônima, em regiões onde produzimos o nosso aço, mas que um dia podem estar em um dos festivais e palcos mais importantes do mundo”, afirma.
Como citado por Pedro, essa é apenas uma dentre várias ações da Gerdau voltadas à música. A companhia apoiará, por exemplo, o Rock in Rio deste ano, cujo “Palco Mundo” será construído com aço Gerdau 100% reciclável.
O mesmo é feito em Minas Gerais. Na comemoração dos 120 anos da empresa, houve um concerto com João Bosco e a Orquestra Ouro Preto. A apresentação ganhou uma turnê nas cidades mineiras onde a Gerdau atua.
Quem também faz um giro musical pelo estado é a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, cuja turnê também é promovida pela Gerdau, que também apoia o Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto.
Sobre a empresa
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.
Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.
Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais.
Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel).
Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).