André Viana e outros 53 diretores tomam posse no Sindicato Metabase de Itabira e Região
As eleições aconteceram na primeira quinzena de agosto e contaram com os votos de 1196 associados, sendo que 1094, ou 93% dos eleitores, optaram pela chapa 1
O salão nobre da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale) recebeu, na noite do último sábado (20), a cerimônia de posse da diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região. O evento, que começou às 19h30, foi marcado pela recondução de André Viana Madeira ao cargo de presidente da instituição — e junto a ele foram empossados outros 53 diretores. As eleições da unidade sindical aconteceram na primeira quinzena de agosto e contaram com os votos de 1196 associados, sendo que 1094, ou 93% dos eleitores, optaram pela chapa 1, intitulada “União para Evoluir”, a única inscrita para o pleito.
Em seu discurso, André Viana relembrou seu “chamado” para a vida sindical e ressaltou a importância de entender a missão que ele e sua diretoria estavam assumindo. “Esta noite é o resultado de um trabalho de muitos dias, na verdade meses. De muita perseverança e resiliência. Ninguém vence de uma noite para o dia e, muitas vezes, ninguém vence sozinho. A vitória é um resultado diário de batalhas sucessivas e que são vencidas. Estar à frente de uma entidade sindical da grandeza do Metabase é uma dura e árdua honra. Não é um caminho de delícias perpétuas, de gozo ou alegria e, muito menos, de interesses pessoais. É caminho de cobrança, pressão, sacrifício, dureza e longas jornadas. Um caminho, na maioria das vezes, de lágrimas e dores. Você será incompreendido e a ingratidão vai, sim, bater à sua porta. A luta dos mais frágeis contra o sistema dominante e o capitalismo selvagem exige sacrifícios inimagináveis”, disse o presidente.
“É importante que nós tenhamos o entendimento de que e tarefa difícil estar no meio de um fogo cruzado entre interesses de classes e a desumanidade de poderes econômicos que se agigantam e tentam a todo custo nos sufocar. Mas é uma satisfação honrosa. Nosso trabalho será uma saga constante. Não aceitar calado as injustiças deste mundo é a força da nossa convicção que sempre poderemos fazer o melhor”, completa André Viana.
O vice-presidente do Sindicato Metabase, Flávio Geraldo do Carmo, afirmou que “a expressiva votação nos dá respaldo para continuar com o trabalho que iniciamos há quatro anos. Nos dá respaldo para cumprir as nossas promessas de campanha, de ter uma olhar ainda mais atento às necessidades dos associados e, por que não, dos não associados? Com um orgulho gigante e responsabilidade ainda maior, é que assumo mais quatro anos de lutas pela classe. Acredito que podemos ainda mais. São muitas as tarefas que assumimos a partir de hoje. A chapa ‘União para Evoluir’ nasceu da consciência construída nos últimos tempos, a consciência de que ‘juntos somos mais fortes’. Estou confiante de que a gestão, que ora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, sem nunca, contudo, esmorecer em relação às justas reivindicações de nossos colegas, de todas as carreiras aqui representadas”, afirma.
Participações ilustres
A vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB), ex-coordenadora do departamento jurídico do sindicato, disse que “no Metabase eu passei mais da metade da minha vida profissional. Ali fui muito feliz, tive excelentes momentos naquele lugar e confesso que me sinto em casa neste ambiente, onde vejo pessoas conhecidas e com quem trabalhei por tantos e tantos anos. Parabenizo pela reeleição e desejo que continuem defendendo com a garra de sempre. O ‘sangue sindical’ ainda corre em minhas veias”, disse.
Já o diretor regional da Aposvale, Feliciano Adilson Domingues “Xerox”, parabenizou os diretores empossados. “Não se ganha nada sem luta, sem garra, sem determinação. Fiz parte do movimento sindical e me volto aos anos 70, quando fui do quadro de funcionários da então Companhia Vale do Rio Doce. Junto com o amigo Deiró, escrevemos parte da história do Metabase. Hoje vejo nos olhos dos diretores do Metabase a força de vontade que tínhamos no início de nossa jornada. Desejo que vocês tenham uma vida sindical mais tranquila que nós tivemos, mas sei que não será fácil”, ressalta.
O presidente nacional da Aposvale, Sebastião da Costa Deiró, reforçou a necessidade de manter a união. “Será essa unidade que manterá acesa a luta, além dos trabalhadores ativos, mas também àqueles que já se aposentaram. A Aposvale é, sim, a continuidade do trabalho do Metabase e vice-versa. Vamos manter os direitos adquiridos e conquistar mais benefícios. As vitórias que tivemos recentemente provam que esta união realmente faz a força”, avalia.
Representando a Câmara Municipal de Itabira, o vereador José Júlio Rodrigues “do Combem” (PP) destacou a importância do sindicalismo para um bom relacionamento com as empresas. “O Metabase Itabira sempre cumpriu o papel de intermediar as negociações das empresas com os seus funcionários. Me sinto à vontade em parabenizar o André e sua equipe e torço para que o Metabase continue fazendo esse papel fundamental para todos os empregados assistidos pelo sindicato”, conta.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) ressaltou a importância do sindicato para o desenvolvimento de Itabira e região. “Hoje vocês escrevem mais um capítulo nesta história de 77 anos de fundação. O Metabase faz parte da história não apenas de Itabira, mas do Brasil. Ele luta pela democracia e sua construção, pela modernização entre o capital e o trabalho. O Metabase é exemplo para tantos outros sindicatos. A luta e o diálogo se expandem hoje. O sindicato vai além das lutas por melhorias salariais e condições de trabalho. Tudo isso é para cumprir com sua responsabilidade social, muito grande diga-se de passagem. O Metabase, pela sua grandeza, tem de se pautar pelos assuntos de interesse de nosso município e pode contar com o apoio do Executivo Municipal”, observa.
Histórico
O Sindicato Metabase de Itabira e Região foi criado em 4 de março de 1945, três anos após a fundação da então Companhia Vale do Rio Doce. À época, a instituição sindical recebe o nome de Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Presidente Vargas — naquele ano Itabira havia sido “rebatizada” de Presidente Vargas.
José Felipe Gomes foi o primeiro presidente da instituição. Em janeiro de 1950, a associação transformou-se em Sindicato, tendo como primeiro presidente eleito José Ponciano Filho.