Bicentenário da Independência é celebrado com fogos e desfile, em Brasília
Presidente chegou ao evento em carro aberto, ao lado da primeira-dama
As comemorações do Bicentenário da Independência começaram nos primeiros minutos desta quarta-feira, 7 de setembro, com fogos de artifício verdes e amarelos iluminando o céu de Brasília. Ainda pela manhã, a capital brasileira realizou, mais uma vez, um grande desfile cívico para celebrar a data.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do evento, que comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira. Chefes de Estado de três países de língua portuguesa, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros do governo federal e outras autoridades também compareceram.
Participaram do evento os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; Cabo Verde, José Maria Neves; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; o secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa; e o ministro da Presidência da República de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Constantino Alberto Bacela. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também estava no palanque.
O presidente brasileiro chegou ao local do desfile no Rolls-Royce presidencial de 1952, utilizado pela primeira vez em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas. No carro, ele estava acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de crianças. Depois, Bolsonaro caminhou pela avenida de Brasília em que o evento acontece, cumprimentando o público presente nas arquibancadas.
Segundo o Ministério da Defesa, o desfile contou com cerca de 3,1 mil militares, sendo, aproximadamente, 600 da Marinha do Brasil (MB), 2 mil do Exército Brasileiro (EB) e 500 da Força Aérea Brasileira (FAB). Participaram, ainda, veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp), além de ex-integrantes das Forças de Paz e alunos das escolas do Distrito Federal. A Esquadrilha da Fumaça, da FAB, fez um sobrevoo comemorativo.