Comemorações do bicentenário da Independência
O evento ocorreu pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com cerca de 3,1 militares das três Forças Armadas
O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) participou na manhã da última quarta-feira, 7 de setembro, das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.
O evento ocorreu pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com cerca de 3,1 militares das três Forças Armadas, segundo o Ministério da Defesa.
Veteranos da Força Expedicionário Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça também se apresentaram.
Antes do desfile em carro aberto, Bolsonaro andou pela avenida cumprimentando o público presente.
Ao seu lado, no palanque oficial, estavam, além da primeira dama Michelle Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. As celebrações terminaram por volta das 11h25 com uma Esplanada tomada por um grande público trajando, em sua maioria, camisas na cor amarela.
No período da tarde, Bolsonaro viajou ao Rio de Janeiro, para o bairro de Copacabana, onde uma grande multidão o aguardava para as comemorações cívicas. Assim como em Brasília, viam-se faixas onde se podia ler, inclusive, pedidos de intervenção militar e até o da criminalização do comunismo.
Paralelo às comemorações de Bolsonaro junto à população nas ruas, no plenário da Câmara dos Deputados, seu presidente, Arthur Lira (PP-AL) recebia o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Luiz Fux (presidente do STF), Alexandre de Moraes (presidente do STE), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, da Guiné Bissau e de Cabo Verde, além dos ex-presidentes da República, José Sarney e Michel Temer. Os ex-presidentes, Lula, Dilma, FHC e Collor não compareceram, mas enviaram mensagens.
Em seu discurso, Luiz Fux disse que: “Um Brasil independente pressupõe uma magistratura independente, além de um regime político em que todos os cidadãos gozem de igualdade de chances, usufruam de todas as liberdades constitucionais, e os poderes restrinjam o seu exercício e nome do povo e para o povo brasileiro “.
- NR) Curioso observar que o discurso do presidente do STF confronta com as ações de alguns ministros da instituição, extrapolando seus poderes, intrometendo-se em assuntos do executivo e legislativo, amedrontando a população que hoje tem receio de expressar-se, seja nas redes sociais ou até em roda de amigos, ante atitudes que privam a liberdade de expressão!
Somos de fato independentes?
Em Itabira, o resgate de uma tradição
Após muitos anos sem evento cívico de rua, a Prefeitura de Itabira promoveu uma bela festa de comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, na avenida Mauro Ribeiro Lage.
O evento, denominado “Independência é Compromisso – Desfile Cívico de Cidadania” contou com grande participação popular e cerca de 1800 participantes diretos, dentre esses; alunos do Colégio Tiradentes, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, socorristas do Samu, Grupo de Escoteiros Padre Olimpio, alunos da Apae, membros da Aoadi, alunos do Comemoração, Centro de Educação Infantil, grupos de Marujos, grupo Meninos de Minas, grupo Força Jovem, Corporação Musical Santa Cecília, grupos Tumbaitá, Perecolandia e Drummonzinhos.
A multidão vestida de amarelo em todas as grandes cidades do país deram, notadamente, um recado muito claro àqueles que têm atravancado o desenvolvimento do Brasil. Esperemos que esses entendam a mensagem!