Problemas com biometria geram grandes filas em locais de votação
Acompanhe a cobertura das eleições no site e na rádio Caraça FM 90,5
Eleitores de diversas cidades têm relatado a ocorrência de filas nas seções eleitorais neste domingo (2). A demora tem sido atribuída à coleta de dados da biometria, que ainda não é obrigatória em todos os municípios. Os mesários são orientados a testarem a biometria até três vezes e, caso não seja reconhecida, o eleitor ou eleitora deve assinar o caderno de votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após três tentativas de reconhecimento do eleitor pelas digitais, o eleitor será orientado a apresentar documento oficial brasileiro de identificação com foto e o mesário poderá fazer algumas perguntas para a confirmação da identidade. Com a identidade confirmada, o eleitor poderá votar normalmente.
A estudante Lorena Figueiredo, que votou na Escola Estadual Trajano Procópio Moreira (Premen), em Itabira, relata que no momento da biometria o polegar não foi identificado e ela precisou utilizar o dedo indicador para conseguir votar.
A biometria também apresentou problemas no bairro Coração Eucarístico, na PUC Minas, em Belo Horizonte. Ana Theodoro relatou que no local de votação, longas filas se formaram por conta dessa dificuldade com o cadastro biométrico.
O TSE informou que, mesmo aqueles que não realizaram o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, podem ter a biometria aproveitada do banco de dados de órgãos parceiros, como o Detran.
Eleitoras e eleitores que têm biometria cadastrada não precisam assinar o livro de registro da seção: basta a digital! Só assina o livro aqueles que não cadastraram a biometria. Ah, e algumas biometrias foram aproveitadas, em outros estados, de órgãos parceiros, como o Detran 😉 pic.twitter.com/1Ex1gV02WL
— TSE (@TSEjusbr) October 2, 2022
Reclamações
Nas redes sociais muitos reclamaram da demora nas filas que, segundo os eleitores, teria sido causada por problemas de identificação na biometria.
Fiquei uma hora e meia na fila. Na minha sessão o que tá atrasando a votação é a biometria. Pra muita gente não tá funcionando.
— dário júnior (@dariojjunior) October 2, 2022
Eu voto na mesma seção eleitoral há 30 anos. Em quase todas as eleições o tempo de espera não passou de 5 ou 10 minutos. Em uma eleição, excepcionalmente, atingiu meia hora de fila. Hoje? Duas horas e cinco minutos. Conforme os mesários, a biometria atrasou muito.
— Alexandre Aguiar (@alexaguiarpoa) October 2, 2022
Saiba tudo o que acontece antes, durante e depois do período de votação! O portal Defato e a rádio Caraça FM realizarão a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas.
No domingo, 2 de outubro, acompanhe também a apuração das urnas em Itabira, em Minas e no Brasil, em tempo real.
Para não perder nada, acesse:
www.defatoonline.com.br ou
sintonize a 90,5 FM.