Tarifa das contas do Saae será reajustada a partir de novembro

Valores ficarão 14,53% mais caros a partir do mês que vem

Tarifa das contas do Saae será reajustada a partir de novembro
Sede do SAAE, no bairro Pará, em Itabira – Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A tarifa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) será reajustada em 14,53% a partir das medições realizadas em novembro. É o primeiro reajuste no setor em Itabira desde 2019. A atualização da tarifa foi publicada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb), no último dia 30, visando assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do Saae e permitir investimentos sem impor aumento abusivo ao consumidor.

“Mesmo com essa atualização, Itabira possui um dos menores custos tarifários da região. Em média, a partir de dezembro, quando chegarão as contas com valores reajustados, o consumidor vai pagar menos de dois reais por dia pela água utilizada diariamente em sua casa”, ressalta a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo. Ela reforçou que o índice determinado pela Arisb estabelece investimentos de R$ 5 milhões nos próximos 12 meses pela autarquia.

O estudo tarifário que referendou o reajuste da tarifa do Saae havia sido apresentado pela agência reguladora durante a primeira reunião do Conselho de Regulação e Controle Social para Saneamento Básico de Itabira. Além dos investimentos, foram consideradas despesas com custeio, energia elétrica e compras de insumos para as análises de qualidade da água, itens tiveram seguidos reajustes durante os três anos em que o Saae manteve congeladas suas tarifas.

Dos 49 reservatórios do Saae, nenhum recebeu manutenção nos últimos anos. Um programa de recuperação já está em andamento, com obras de reforma nos reservatórios do bairro Fênix. Com os R$ 5 milhões de investimentos, o Saae terá que aumentar o índice de eficiência, entregando água com qualidade e ampliando a coleta e tratamento de esgoto. “Vamos combater as perdas e ampliar o abastecimento na zona rural e nos bolsões urbanos”, antecipa Karina Lobo, lembrando que tudo é monitorado pela agência reguladora.

Em tempo

A composição da mesa diretora do Conselho de Regulação e Controle Social para Saneamento Básico de Itabira tem como presidente Karina Rocha Lobo, diretora-presidente do Saae; vice-presidente Geraldo Martins da Fonseca, da Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira e como 1ª secretária Maria Eduarda Fonseca, diretora administrativa da autarquia.

*Com informações do Saae