Kombi Itinerante de Itabira promove tour por cidades mineiras divulgando cultura Drummondiana

O projeto combina música e teatro com as poesias de Carlos Drummond de Andrade

Kombi Itinerante de Itabira promove tour por cidades mineiras divulgando cultura Drummondiana
Foto: Divulgação | FCCDA

A Kombi da Poesia Itinerante, difusora cultural de Itabira, está realizando uma tour por cidades mineiras, levando poesia Drummondiana e local para polos turísticos e tradicionais do estado. 

O projeto de poesia itinerante busca disseminar a poesia Drummondiana e cultura de Itabira por cidades que concentram a tradição da mineiridade e dialogam com a proposta de aceleração cultural e turística de alguns municípios, os quais são destinos apreciados e buscados por visitantes.  

O projeto

A iniciativa foi desenvolvida mediante estratégias promovidas pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para difundir a obra de Carlos Drummond de Andrade.

Além disso, tem como intenção ressignificar a vivência social sob o contexto extrativista e de mineração, que impulsiona a economia local das cidades em que os artistas da Kombi se apresentam.  

Viagem da Poesia

Essa viagem é motivada pela celebração da 21ª Semana Drummondiana, a qual homenageia os 120 anos do poeta, que nasceu em 31 de outubro. Com isso, o momento é perfeito para espalhar a obra do poeta e a inventividade itabirana pelo estado. 

Locais das apresentações: 

  • Mariana — 20/10
  • Ouro Preto — 21/10 
  • São João del Rei — 22/10 
  • Tiradentes — 23/10
  • BH — 24/10 

O grupo vai percorrer pontos-chave das cidades mineiras, entregando cultura e entretenimento aos moradores e visitantes da cidade. 

A Kombi Da Poesia Itinerante tem como organizador o intérprete, declamador e ator Lucas Lage, que convida o violonista, Emmanuel Costa; o vocalista Yago Rios, que interpreta as canções; e a violinista Nouara Monteiro.

Yago Rios, fala sobre essa proposta de trabalho com as poesias Drummondianas:

“As poesias Drummondianas são carregadas de saberes e, mesmo que escritas há diversos anos, ainda refletem o cotidiano e a vida de hoje em dia. A poesia tem sido esquecida, livros empilhados e acervos cheios de poeira aguardam ansiosamente para serem lidos, e é de forma lúdica e colorida que os integrantes da Kombi Itinerante levam aos ouvintes pequenos pedaços do universo das poesias deste que é, até hoje, considerado um dos maiores poetas da humanidade.”

A interpretação

As músicas cantadas trazer referências pessoais de todos os integrantes da cena, passam por vertentes diferentes que vão desde o baião e o congado, ao bolero e o pop. Músicas como “O trem que leva Minas” de Newton Baiandeira e “Água de Coco” de Nandy Xavier fazem-se obrigatórias como referências locais, além de diversas canções criadas e interpretadas pelo integrante Yago Rios. 

Todas entregando uma mistura única de sensações que envolvem as linhas eternas de Drummond, trilhas sonoras envolventes e uma Kombi de óculos.

Apoio

O grupo tem o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), por meio da Prefeitura de Itabira, que realiza diversas ações pela disseminação da cultura drummondiana. 

Para essa, a FCCDA buscou investir no projeto de difusão e universalização da obra Drummondiana. Fazendo toda a programação e estratégia de fomento cultural, criando meios para a realização do circuito cidades históricas e capital. 

O superintendente da Fundação, Marcos Alcântara, destaca: 

“São vários passos que estamos dando para o fortalecimento cultural de Itabira, um deles é a universalização cultural, cantando a nossa aldeia para o mundo. Nossa intenção é levar Itabira em cada cantinho do Brasil e do mundo, e sempre com Drummond. Queremos abrir as portas para aguçar a vontade das pessoas em visitar nossa Itabira, cidade da poesia, do ecoturismo e berço da mineração.” 

Atualmente apenas a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade atua como patrocinadora do grupo. Contudo, na turnê em questão, a cachaça Mineiriana entra como apoiadora em uma das cenas, em que as pessoas que estão nos bares por onde a Kombi passa são convidadas a lerem uma poesia de Drummond e em troca ganham uma dose da bebida artesanal, cachaça da região de Ipoema, distrito de Itabira.

A Kombi da poesia itinerante faz parte do projeto de difusão da obra drummondiana, uma iniciativa da Fundação Cultural. Mais informações em:

https://fccda.com.br/120anosdrummond/quem-somos/

Confira um trecho da apresentação dos artistas: