“Fiquei sabendo da corrida e reacendeu um espírito em mim”, conta José de Oliveira, o mais velho a participar da DMX Run
Com 81 anos, o veterano corredor completou a percurso de 6,5 km da Volta da Mata do Intelecto em menos de uma hora
A DMX Run – Volta da Mata do Intelecto, realizada no último domingo (23), em Itabira, desafiou os participantes com um percurso de 6,5 km dividido entre as ruas da cidade, inclusive com subidas, e uma trilha que passa por dentro do parque ambiental localizado no perímetro urbano. Mesmo com o intenso trajeto, José de Oliveira, de 81 anos, o mais velho competidor na prova, superou os obstáculos e terminou a competição com 55min39.
Depois da Volta da Mata do Intelecto, o competidor conversou com o portal DeFato e contou um pouco da sua história. José de Oliveira é um veterano das corridas, esporte que praticou por 25 anos, tendo inclusive participado de desafios que exigem muito preparo dos atletas. Em seu currículo consta participações em diversas maratonas, como as de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, dentre outras.
“Eu pratiquei corrida por uns 25 anos. Eu já participei de muitas edições da maratona do Rio [de Janeiro], umas quatro ou cinco; participei da maratona de São Paulo, Vitória, Belo Horizonte… Meu treinamento era para fazer corridas de longas distâncias. Também já participei de corridas na região”, relatou José de Oliveira.
Porém, até a DMX Run, o experiente corredor estava há cerca de dez anos sem praticar o esporte. Mas ao saber da Volta da Mata do Intelecto decidiu tirar a poeira do tênis e voltar às competições — e com bastante sucesso. “Primeiro tem que ter força de vontade e disciplina para o treinamento”, destacou.
“Eu já participei de muitas provas de corrida por esse Brasil a fora, mas estava parado há uns dez anos. Porém, quando fiquei sabendo dessa corrida, reacendeu um espírito em mim e resolvi participar. Tive 20 dias para começar a me preparar, o que foi muito pouco, então o resultado não foi muito satisfatório, mas pelo menos eu cheguei”, completou José de Oliveira.
O veterano das corridas também deixou um recado para quem deseja ter longevidade na prática esportiva: “um bom treinamento é cuidar muito da alimentação e fazer um treinamento dentro do seu limite, nada de excesso, nada de se matar. E tem que ter disciplina, treinar mesmo — e nada de faltar aos treinos”.