Corpo de Bombeiros alerta sobre golpes envolvendo nome da corporação
A corporação destaca que todos os cursos e projetos sociais são divulgados nos canais oficiais
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais alerta para um golpe envolvendo o nome da corporação. Segundo a entidade, o nome dos bombeiros está sendo usado em negócios espúrios, mensagens eletrônicas, campanhas de arrecadação, emissão de documentos e até treinamentos como se fossem credenciadas pela corporação.
Em março deste ano, a DeFato publicou sobre as mais de 100 famílias itabiranas que sofreram com um golpe que utilizou o nome do Corpo de Bombeiros em um curso de formação. O Corpo de Bombeiros alerta que circulou em Minas Gerais e em outros estados, principalmente nas redes sociais, a divulgação de cursos oferecidos por entidades civis, sem vínculo com o CBMMG, voltados para o público infantil e de adolescentes, com a temática “Bombeiro Aprendiz (civil ou mirim)”.
“Neste sentido, o CBMMG esclarece que a corporação NÃO possui vínculo ou parceria com escolas ou cursos de Bombeiro Aprendiz e reitera o desconhecimento da idoneidade de tais empresas. Algumas escolas propõem a realização de atividades semelhantes as ocorrências atendidas pelos militares (combate a incêndio, primeiros socorros e etc), fato que sugere um pensamento equivocado de que o Corpo de Bombeiros seria responsável pela fiscalização dos cursos. No entanto, cabe esclarecer que a regulamentação, bem como a fiscalização das normas de segurança desses cursos não é de competência do CBMMG”, esclareceu a corporação.
Saiba como se certificar
A corporação destaca que todos os cursos e projetos sociais que envolvem o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são divulgados nos canais oficiais (site e mídias sociais). Além disso, sempre que houver dúvida em relação a algum projeto social da corporação, é muito importante que seja a feita conferência por telefone na unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima.
Da mesma forma, para se certificar quanto ao credenciamento da escola junto ao CBMMG, os interessados podem consultar o site da instituição e ligar nos telefones disponíveis para esclarecer dúvidas.