Para acompanharem gestantes no HNSD, doulas precisam ser cadastradas; saiba como!

O trabalho dessas profissionais é fundamental para a humanização do parto e tem sido cada vez mais frequente

Para acompanharem gestantes no HNSD, doulas precisam ser cadastradas; saiba como!
Recepção do HNSD – Foto: Divulgação/HNSD
O conteúdo continua após o anúncio


As doulas que atuam em Itabira devem estar atentas, pois, a partir de agora, elas precisam ser cadastradas no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) para acompanharem as gestantes no momento do parto. O período de inscrição dessas profissionais começa na próxima segunda-feira (23) e vai até o dia 31 de janeiro, na controladoria do HNSD.

A presença das doulas dentro dos hospitais é autorizada por lei e não impede a gestante de ter um acompanhante de sua escolha. O trabalho dessas profissionais é fundamental para a humanização do parto e tem sido cada vez mais frequente. A profissão, inclusive, é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ana Paula Oliveira Duarte, enfermeira do HNSD, destacou a importância das doulas para o suporte emocional da gestante em todo o processo de parto e ressaltou o objetivo deste cadastramento.

“O cadastro de doulas tem o objetivo de informar os direitos e deveres dessas profissionais bem como capacitar sobre as normas institucionais e de prevenção de infecção hospitalar”, disse.

As doulas interessadas em realizar o cadastramento devem procurar a Controladoria do HNSD portando os seguintes documentos:

  • Certificado do curso de Doulas;
  • Cartão de vacina;
  • RG e CPF;
  • Foto 3/4;
  • Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço.

Para outras informações entre em contato pelo telefone: (31) 3839-1450.

* Com informações do HNSD.