Sete novos médicos chegam às unidades básicas de saúde de Itabira
“Hoje as 32 unidades básicas de saúde de Itabira estão com as Equipes de Saúde da Família (ESF) completas”, diz a servidora Niuza Aparecida
Desde a segunda-feira (6), sete novos médicos chegaram à Itabira para atuar nas unidades básicas de saúde (UBS) onde há a falta de profissionais. Devido às questões práticas, dos sete médicos contratados pela Prefeitura de Itabira, dois iniciaram as atividades na segunda-feira (6), nas UBS dos bairros Clóvis Alvim e Machado/João XXIII; um médico estreou na quarta-feira (8); dois começam os atendimentos nesta sexta-feira (10); e mais dois na segunda-feira (13).
De acordo com a diretora de Unidade de Saúde, Niuza Aparecida Costa e Silva, as duas UBS que até então estavam sem médicos – UBS Nova Vista e UBS Fênix – contam agora com o atendimento dos profissionais. Todos eles atuam de forma presencial na própria unidade de saúde, ou por meio de visitas domiciliares (quando necessário), nos moldes do Programa Saúde da Família (PSF): atendimento de demanda espontânea e agendado, contribuindo para o alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).
“Hoje as 32 unidades básicas de saúde de Itabira estão com as Equipes de Saúde da Família (ESF) completas”, diz a servidora.
Os clínicos contratados pela Prefeitura de Itabira, por meio da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep), também vão cobrir férias regulamentares, férias prêmio e eventuais afastamentos dos médicos titulares. Eles ainda atuarão como profissionais de apoio nas UBS do município que possuem um elevado número de usuários cadastrados, bem como nas unidades de saúde dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema.
A secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages, cita que a contratação dos médicos é fruto de muita luta da gestão municipal. Em 2019, durante concurso público municipal, a Prefeitura não conseguiu preencher a totalidade de vagas disponíveis para os profissionais. Após esse certame, o Município abriu mais quatro processos seletivos a fim de suprir as vagas, mesmo assim não houve sucesso para a contemplação das mesmas.
“A contratação e efetivação de médicos no Município sempre foi um desafio. Esse convênio significa uma maior agilidade e versatilidade nas contratações. A chegada desses profissionais significa a conquista de termos um médico em cada equipe de saúde, a cobertura de férias e licenças dos médicos das unidades, e apoio para as unidades mais populosas e vulneráveis”, comemorou a secretária.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) lembrou que Projeto de Lei que autoriza a adesão do Município ao Icismep foi encaminhado à Câmara dos Vereadores em setembro do ano passado. Porém, só foi aprovado em dezembro.
“Saúde não é uma mera prioridade administrativa. É uma obsessão. As pessoas sofrem horas e horas em filas por um atendimento e às vezes nem são assistidas. O primeiro passo é não deixar faltar médicos para atender a nossa gente. É o que estamos conquistando agora. Um direito básico, mas que não era cumprido em Itabira há anos e anos. Seguiremos avançando para entregar ao cidadão o serviço que ele merece”, disse o prefeito.
Já o médico e vice-prefeito, Marco Antônio Gomes garantiu que outros médicos virão. “Itabira terá uma saúde pública de qualidade. Vamos fazer andar, fazer correr a fila por consultas, exames e cirurgias eletivas. Boas notícias virão nos próximos dias para atender os que mais precisam”.