Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023

A edição deste ano discutirá o tema “Jovem e Mercado de Trabalho” e conta com a participação de alunos de cinco escolas da cidade

Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023
Abertura das atividades do Parlamento Jovem 2023 – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A sala da presidência da Câmara Municipal de Itabira recebeu, na tarde da última quarta-feira (15), o lançamento da edição 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), que trabalhará o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Neste ano, o projeto contará com a participação de alunos de cinco instituições de ensino da cidade: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Escola Estadual da Fazenda da Betânia, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães e Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen).

O PJ Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. Em Itabira, o programa é realizado pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, que tem a vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) como presidente.

Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023
Rose Félix, presidente da Escola do Legislativo – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Já atual diretora da Escola do Legislativo, Ana Luiza Torres, comentou sobre o projeto desenvolvido na Câmara. “A importância do Parlamento Jovem, o qual chamamos de PJ, é criar a oportunidade dos jovens do ensino médio conhecerem melhor e participarem ativamente da elaboração de políticas públicas, exercendo assim a sua cidadania frente ao Poder Legislativo Municipal e Estadual”, destaca.

“Neste ano, a expectativa é grande, tivemos uma adesão muito boa das escolas. Como Itabira é a coordenação regional do Polo Médio Piracicaba, estamos muito animados e motivados a tratar e discutir o tema ‘jovem e mercado de trabalho’. Tema esse de muito interesse dos jovens que estão no Ensino Médio e já buscam oportunidade de trabalho agora ou em um futuro próximo”, completa.

Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023
Ana Luiza Torres, diretora da Escola Legislativo – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Durante o encontro, Thiago Madeira, estagiário da Procuradoria Jurídica da Câmara e ex-participante do PJ Minas, e Sander Valeriano, estagiário da Escola do Legislativo e monitor do programa, também relataram as suas experiências na Casa e como isso contribuiu para o desenvolvimento deles.

A empresária e professora Natália Lana, que atua com seleção e recrutamento de pessoal, foi convidada para conversar com os estudantes sobre o mercado de trabalho para os jovens.

Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023
Natália Lana conversou com os novos integrantes do PJ Minas – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Sobre o Parlamento Jovem

O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Em 2023, PJ Minas terá a participação de 147 cidades — sendo que 43 delas participam pela primeira vez do projeto. Os municípios são divididos em 20 polos.

Itabira assume, neste ano, a coordenação regional do Médio Piracicaba, que conta também com as cidades de Catas Altas, Dionísio, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Clique aqui e confira todos os polos regionais do Parlamento Jovem Minas.

Sobre a Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, da Câmara Municipal de Itabira, tem por finalidade promover a cidadania. Por meio do Projeto Câmara Escola, transforma o plenário da Casa em uma grande sala de aula, trazendo os alunos para uma conversa informal em que os vereadores expõem suas experiências, bem como respondem aos questionamentos.

Em 2015, a Escola do Legislativo passou a agregar o PJ Minas que, a cada ano, trabalha um tema de relevância social e do interesse dos jovens por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.