São José – Patrono da Igreja Católica, defensor das famílias

Confira o novo texto do padre e colunista da DeFato Online Hideraldo Vieira

São José – Patrono da Igreja Católica, defensor das famílias

Neste mês, no dia 19 de março,  a Igreja Católica celebra, com muita alegria e devoção, a seu Patrono São José, que é o Padroeiro da Igreja Universal,  dos trabalhadores, das  trabalhadoras  e das famílias. São José foi um  homem humilde e um servo de Deus, aquele que, como Maria disse SIM  a Deus e contribuiu com a história da Salvação. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

Uma das características de São José mais mencionadas na Bíblia é a de sua noção de justiça. Sua integridade moral, seu respeito à lei e sua aceitação da vontade de Deus são mencionados nos textos constantemente .Isto  deve ser um incentivo para  os pais.

São José deu o maior exemplo de todos: aceitou ser pai do filho de Deus, e com isso, aceitou tudo o que viria com essa  decisão, mesmo sem saber o que enfrentaria. Sua dedicação e seu comprometimento como pai e marido são exemplares, e o mesmo acontece na sua profissão,  foi muito um homem piedoso e justo. Por estar plenamente aberto a Deus, aceitou e cumpriu os desígnios divinos com generosidade, disposição firme e empenho total. Foi sempre uma pessoa reta, obediente, íntegra, honesta, de fé profunda e inabalável, inteiramente entregue à vontade de Deus. Viveu intensamente as virtudes cristãs, amando a Deus, crendo e esperando em Nele, com plena confiança e convicção.

São José sempre foi  obediente. E Ser obediente no contexto da fé em Deus significa concretizar na vida do dia a dia  aquilo que foi acolhido pela  fé. Portanto, a obediência está relacionada  com o seguimento de Jesus e com a prática do amor. São José foi obediente, porque era fiel ao amor de Deus. Precisamos reforçar nossa atitude de obediência a Deus no seguimento de Jesus. Pois somente assim agiremos em conformidade com o querer de Deus e não com o nosso querer e o nosso “eu acho assim”. Agindo desta forma “de eu acho” quebramos a nossa identificação com a pessoa de Jesus e com a Igreja.

Acredito que se o Cristão fosse mais obediente e fiel a Deus este mundo seria muito melhor e viveríamos, no aqui e agora,  o  mundo da Paz, de Justiça e do Amor.

O  Papa Francisco assim nos fala: “São José aparece como um homem que sonha. Na Bíblia e nas culturas antigas, o sonho simbolizava a vida espiritual, porque através dele Deus manifestava-se e falava no íntimo de cada um. No entanto, dentro de nós não existe apenas a voz de Deus, existem muitas outras vozes: a voz dos nossos medos, de experiências passadas, de esperanças, e até a voz do maligno que nos quer enganar e confundir. Por isso, é importante discernir qual é a voz de Deus. São José, porque se acostumou ao silêncio e à oração, foi capaz de dialogar com Deus no seu interior. Isso mesmo testemunham quatro sonhos que teve: No primeiro, o anjo ajuda-o a resolver o drama que lhe causou a inesperada gravidez de Maria; a partir do segundo decide fugir para o Egito, porque a vida de Jesus corria perigo; já em terra estrangeira, José espera um sinal de Deus, que chega no terceiro sonho e lhe permite voltar para a casa; por fim, quando José regressava, ao saber que a Judeia ainda não era lugar seguro, sentiu medo, mas graças à mensagem do quarto sonho, não se deixou abater e decidiu ir para Nazaré, na Galileia. Estas preocupações e estes sonhos de José fazem-me pensar em muitas pessoas esmagadas pelo peso da vida, que já não conseguem dialogar com Deus. Que São José as ajude a reencontrar o Senhor, que afugenta os medos, e a redescobrir na oração a força do amor que eleva”.

Com Maria e Jesus, José constitui uma única família. Estava com Maria em Belém, na hora do nascimento de Jesus (conferir Lucas 2,1-20), cuidou e protegeu a mãe e o filho das perseguições de Herodes, fugiu para o Egito, avisado pelo Anjo de Deus, e depois da morte de Herodes, levou-os para a Palestina, voltando a viver em Nazaré (Conferir Mateus 2,13-23). Através de seu trabalho humilde na carpintaria, assumiu o sustento econômico de sua família. Como um bom pai, orientava Jesus nos trabalhos de marcenaria, passando a profissão de pai para filho, como era o costume na sua  cultura. E, como religioso fiel à sua fé, introduziu Jesus na fé de Israel.

Assim como São José cuidou da Sagrada Família, que ele possa interceder por nossas famílias e cuidar delas nos momentos de crise, tais como: desemprego, doenças  e nas dificuldades da convivência familiar.

Infelizmente estamos vendo, em pleno século XXII, em nosso país,  pessoas que estão sendo submetidas ao trabalho escravo, trabalho esse que  é uma grave violação de Direitos Humanos, restringindo a liberdade do indivíduo. Isto  é um atentando contra a dignidade das pessoas. Peçamos a intercessão de São José Operário, para que essa realidade seja transformada e que os corações sejam convertidos para que a pessoa humana seja valorizada e tenha dignidade de vida. Que possamos dizer NÃO a todos os tipos  de escravidão!

Que São José nos sirva de modelo para todos os indivíduos e todas as pessoas, tendo em vista a fidelidade a Deus. Que   possamos ser atenciosos à Palavra de Deus, colocando em pratica os seus ensinamentos, pois a fé sem obra é morta.

São José, rogai por nós!

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – João XXIII – Itabira e licenciado em Filosofia – UFJF, com especialização em Ensino Religioso – PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS