Vice-campeã da Pratique Run escolheu a corrida como forma de combate à depressão

Josiane Xavier compete há pouco mais de um ano e já obteve ótimos resultados

Vice-campeã da Pratique Run escolheu a corrida como forma de combate à depressão
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


No último domingo (2), Josiane Xavier completou o trajeto da Pratique Run  – DeFato 30 Anos em pouco mais de 20 minutos. Porém, quem viu a segunda corredora mais rápida da prova cruzando a linha de chegada nem imagina quanta história está envolvida naquela passagem. Há pouco mais de um ano no mundo da corrida, Josiane aderiu ao esporte por um motivo nobre: o cuidado com a saúde mental.

Em entrevista à DeFato, a esportista revelou que o principal impulso para começar a correr foi a busca por perder peso e o combate às constantes crises de ansiedade e depressão. E apesar de ainda possuir seus altos e baixos, Josiane afirma que a corrida se tornou um remédio fundamental para, pelo menos, amenizar a situação.

“Eu comecei (na corrida) para perder peso, era muito ansiosa e depressiva também. Aí consegui a perda do peso, e nisso a depressão foi diminuindo também. Hoje tenho crises, mas vou treinar, correr e consigo amenizar as crises. A ansiedade também está bem controlada atualmente. Então eu costumo falar que não escolhi correr, foi a corrida quem me escolheu. E graças a Deus estamos, a cada dia, conquistando mais e batendo meus próprios limites”.

corrida depressão
Josiane Xavier ao lado de Hudson Charles, também membro da Papa-Léguas e campeão na categoria masculina. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Membro da equipe de corrida itabirana Papa-Léguas há um ano e dois meses, Josiane não nega que, apesar do objetivo maior já ter sido conquistado, acumular bons resultados também é muito prazeroso.

“Sim (ter resultados também é bom), tanto que não entrei com o intuito de competir, foi mais pela saúde mental mesmo. Mas fui evoluindo, gostando e hoje estamos aí”, completa.