Alunos da Apae participam da Pratique Run – DeFato 30 Anos: “mais informação e menos preconceito”, defende psicóloga
Os assistidos da Apae contaram com bom desempenho durante a prova, o que é resultado do estímulo ao esporte que recebem na instituição
A Pratique Run – DeFato 30 Anos aconteceu no último domingo (2) — mesma data dedicada ao Dia Mundial do Autismo. Para reforçar a importância da inclusão das pessoas com necessidade especial, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e seus familiares participaram da prova que marcou o início das comemorações pelas três décadas da DeFato, principal portal de comunicação de Itabira e região.
“Isso ajuda na aceitação. Os nossos autistas e nossos deficientes estiveram aqui [na corrida] e também competiram e isso é muito bacana. Eles estão começando a ser vistos com outro olhar e é disso que eles estão precisando — serem visto com esse outro olhar. Então mais informação, mais aceitação e menos preconceito. Vamos abraçar essa causa com a gente”, avalia France Jane Elias Leandro, psicóloga e coordenadora dos autistas da Apae.
Foram doadas dez inscrições para atletas da instituição que puderam participar da competição, que contou com um percurso de 5 km e reuniu cerca de 400 atletas locais. Os assistidos da Apae contaram com bom desempenho durante a prova, o que é resultado do estímulo ao esporte que recebem na instituição — onde são treinados por Jéssica Carolina. “Eu fico muito feliz quando posso contar exemplos de como o esporte e a corrida de rua transformam a vida de uma pessoa com TEA. A melhoria nas habilidades motoras, sociais, a inclusão de crianças e adultos com autismo também contribui para diminuição de estereotipia, comportamentos agressivos e hiperatividade”, disse a professora à DeFato.
Atualmente, a Apae assiste mais de 80 pessoas com espectro autista, além de alunos com outras deficiências. “São famílias muito sofridas e é muito difícil para essas famílias. Então, estamos necessitando muito de política públicas e inclusão porque eles têm direito de estarem em todos os lugares — como essa oportunidade que a DeFato deu para os nossos meninos competirem. Foi muito importante para as famílias também, que estavam alegres e comemorando junto com seu filho”, ressalta France Jane.