Orçamento impositivo deverá ser votado amanhã em Itabira
Essa é a terceira vez que o projeto volta à Casa do Legislativo
Alvo de diversos debates no meio político itabirano, o orçamento impositivo deverá ser votado nesta terça-feira (18) na Câmara Municipal. A informação foi dada pelo presidente das comissões temporárias da Casa, Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB), nesta segunda-feira (17). Essa é a terceira vez que o projeto volta à Câmara.
Recentemente, o vereador Neidson Freitas (MDB), um dos principais nomes da oposição, defendeu a votação da proposta, que permite aos parlamentares determinar como parte do orçamento de Itabira deverá ser aplicado pelo Executivo. A fala de Neidson foi feita após Gabriel Quintão, secretário municipal de Administração, revelar o desejo da Prefeitura em praticar o chamado orçamento participativo, quando a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas. À época, o emedebista criticou uma possível “desunião” da Câmara.
“Quero cumprimentar o presidente da Câmara de Ferros, Rafael, e mostrar para vocês a importância de uma Câmara unida. Lá na Câmara de Ferros, os vereadores aprovaram o orçamento impositivo. A Câmara de Ferros tem protagonismo no orçamento do município para poder resolver as coisas. Essa discussão que ouvimos toda hora aqui de que indicação não serve pra nada, os senhores ficaram com raiva de mim, mas a culpa não é suas não. A culpa é do prefeito, que não executa. Então o orçamento impositivo vem para moralizar isso, para dar condição ao vereador de fazer compromisso com a sociedade”, disse Neidson.
Logo após, Quintão rebateu as críticas do parlamentar. “Impositivo? Desconheço esse verbo! Prefiro muito mais o jeito democrático. Prefiro o participativo!”.