Fim da espera: edital para vestibular de medicina na Funcesi pode ser publicado já nesta semana

Gestores da instituição de ensino realizaram entrevista coletiva nesta manhã

Fim da espera: edital para vestibular de medicina na Funcesi pode ser publicado já nesta semana
Maurício Mendes e Flávia Pantuza, respectivamente presidente e reitora da Funcesi, concederam entrevista coletiva sobre o tema nesta manhã. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


A manhã desta terça-feira (23) trouxe uma grande notícia aos itabiranos. Após uma longa espera, a Funcesi anunciou hoje que recebeu autorização para oferecer o seu sonhado curso de medicina. A portaria relativa ao tema, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), foi divulgada no Diário Oficial da União. E o anúncio surge com efeito imediato: em entrevista coletiva realizada hoje, ao lado do presidente da Funcesi, Maurício Mendes, a reitora Flávia Pantuza afirmou que o edital do vestibular para a primeira turma do curso poderá ser aberto já nesta semana.

O processo de aprovação do curso, iniciado com as primeiras visitas de profissionais do MEC e finalizado com a publicação da portaria, durou um ano. Entre as entidades responsáveis pela avaliação, estiveram o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Ministério da Saúde e o Conjur (subordinado ao MEC). A Funcesi recebeu nota máxima ao fim da análise.

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Vestibular

Segundo Flávia Pantuza, a instituição de ensino já está apta a abrir um vestibular para o novo curso. O edital, diz ela, poderá ser publicado nos próximos dias.

“Estamos aptos a oferecer o vestibular e já estamos trabalhando para que isso ocorra a partir de agora. Quanto ao número de vagas, estão autorizadas 66 vagas, que já ofertaremos neste vestibular que se iniciará nos próximos dias. Para o vestibular, a gente tem um prazo de protocolos, mas é lançado o edital que vai divulgar esse vestibular publicamente. E isso vai acontecer já nesta semana”, disse ela.

A reitora do centro universitário também destacou o esforço coletivo realizado pela instituição até a aprovação do MEC. “É bom lembrar que esse é um sonho, um projeto que teve a participação de muitas pessoas, toda a equipe da Funcesi envolvida. É a realização de muitos, estamos aqui representando uma equipe enorme que trabalhou neste projeto”, concluiu.

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Presidente da Funcesi, Maurício Mendes celebrou a conquista concretizada nesta terça-feira. “É uma alegria imensa. Há muito tempo, aproximadamente 20 anos, Itabira tem buscado a possibilidade de ter um curso de medicina na região. E agora comemoramos a publicação para que nosso curso de medicina se torne uma realidade”, disse.

Para Maurício, o trabalho agora será estruturar o trabalho e tornar o futuro curso uma referência para a região. De acordo com ele, a intenção é formar profissionais prontos para o setor da saúde.

“Ainda temos várias outras etapas pela frente, então agora é estruturar, pensar no vestibular e na divulgação. E pensar, principalmente, no funcionamento para que tenhamos O curso de medicina, que seja um orgulho para Itabira e toda a nossa região. Para que possamos formar verdadeiros profissionais que contribuam com a assistência da saúde de nossa população”.

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Confira, logo abaixo, outros temas abordados na entrevista coletiva desta manhã.

P: A estrutura da Funcesi já está pronta para receber o curso?

Flávia: Para ocorrer a visita, em maio do ano passado, precisamos fazer as obras e ter o material dos dois primeiros anos prontos. Então tudo isso já estava pronto desde maio do ano passado, foram feitos investimentos necessários. E temos plenas condições de começar, se fosse preciso, hoje esse curso. E com uma qualidade com nota máxima.

P: Então serão necessários novos investimentos para a continuidade do curso?

Maurício: Com certeza, e estamos preparados para isso.

P: A Funcesi já possui um corpo de profissionais pronto para o curso?

Flávia: Nessa visita, apresentamos os professores para os dois primeiros anos. Temos alguns professores da casa, que já trabalham em outros cursos de saúde e que tem qualificação e titulação necessárias. E claro que estamos trazendo professores de fora para complementar essa equipe que vai trabalhar com o curso de medicina. Temos toda a equipe já organizada e preparada para iniciar.

P: São esperados estudantes de quantos municípios?

Flávia: É comum que a medicina, por sua natureza, traga pessoas de muito longe, isso ocorre em cursos de outros municípios. Então vem normalmente de outros estados, longas distâncias. É difícil prever para essa primeira entrada, mas certamente virão alunos de outros municípios, estados e regiões.