Câmara de Itabira terá audiência pública para discutir segurança nas escolas e creches da cidade

A previsão é de que o encontro aconteça no dia 20 de junho, às 19h, no plenário do Legislativo

Câmara de Itabira terá audiência pública para discutir segurança nas escolas e creches da cidade
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde desta terça-feira (23), durante a reunião ordinária da Câmara de Vereadores, foi aprovado por unanimidade o requerimento 44/2023, que propõe a realização de uma audiência pública para discutir a segurança nas escolas e creches de Itabira, tanto municipais quanto estaduais. A proposta é de autoria de Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) e leva em consideração série de ameaças recentes às instituições de ensino do País. A previsão é de que o encontro aconteça no dia 20 de junho, às 19h, no plenário do Legislativo.

Representantes dos governos municipal e estadual, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), das polícias Civil e Militar e do Judiciário devem ser convidados para participar da audiência pública. O evento também é aberto para a participação popular, que pode apresentar demandas, ideias e propostas para aumentar a segurança no ambiente escolar.

“Embora tenha passado aquele momento de grande preocupação após o ataque em Blumenau, a segurança nas escolas é algo que preocupa diariamente os nossos pais. Eu tenho filhos que estudam em escolas municipais e há uma grande preocupação de mantê-los ali, seguros dentro daquele ambiente”, disse Weverton Vetão.

“O que nós queremos nessa audiência pública é promover o debate com toda a sociedade, com todas as instituições e órgãos governamentais para que possamos chegar em uma conclusão para um plano de ação e um plano de propostas para garantia da segurança de todos os alunos nas escolas, além da garantia também [da segurança] dos profissionais da Educação”, completou.

Câmara de Itabira terá audiência pública para discutir segurança nas escolas e creches da cidade
Weerton Vetão – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

A iniciativa foi elogiada pelo vereador José Júlio Rodrigues “do Combem” (PP), que também é professor. Para ele, a ampla discussão é necessária para criar mecanismo que incorporem a escola dentro da comunidade. “Precisamos construir alguns mecanismos que não são ações imediatas, são ações de longo prazo. Nós temos perdido alguns profissionais dentro da escola, como psicólogos, que são fundamentais pra desenvolver um trabalho junto a equipe escolar, e assistentes sociais, pra poder integrar a comunidade. Quando a comunidade participa da escola, ela fica muito mais cuidada”, avaliou Júlio do Combem.

Câmara de Itabira terá audiência pública para discutir segurança nas escolas e creches da cidade
Júlio do Combem – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Projeto de lei

A audiência pública acontecerá em um momento em que tramita no Legislativo um projeto de lei, também de autoria de Weverton Vetão, que propõe uma série ações para o ambiente escolar, como a instalação de portas giratórias nas instituições e contratação de segurança armada.

A matéria, inclusive, já poderia ter sido analisada pelas comissões permanentes da Câmara, mas Vetão deverá aguardar a realização da audiência para dar sequência à tramitação do texto na Casa.

Cobrança por mais segurança

A vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) destacou a importância de se debater a segurança nas escolas, mas cobrou do governo Marco Antônio Lage (PSB) ações mais efetivas no combate à criminalidade em Itabira.

De acordo com a parlamentar, o Legislativo realizou no ano passado um encontro para discutir de maneira ampla a segurança da cidade, mas desde então pouco foi feito pela administração municipal. “Fizemos uma audiência pública para debater a segurança pública como um todo. Já levamos as nossas reivindicações e a ata [da audiência] para o o Poder Executivo e ainda não vimos as medidas efetivas sendo tomadas”, declarou.

“Desde o ano passado o governo está dizendo que vai criar uma Secretaria de Segurança Pública e nunca mais deu notícia disso pra gente. O presídio também foi apontado como fator de risco à segurança na nossa cidade e é um assunto que também não é tratado pelo Poder Executivo. Então nós queremos sim fazer as discussões com a população, mas nós queremos principalmente que haja ações efetivas de quem tem que agir”, prosseguiu.

Câmara de Itabira terá audiência pública para discutir segurança nas escolas e creches da cidade
Rose Félix – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Relembre

Em abril, um homem de 25 anos entrou em uma creche na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e matou quatro crianças com ataques de machadinha.

No mesmo mês, foram registradas ameaças de atentado na Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, na avenida Rio Doce, no bairro Major Lage de Cima, em Itabira. O caso assustou alunos, familiares e profissionais da instituição. Apesar das preocupações, os policiais identificaram que a autora dessas ameaças era uma pré-adolescente de 11 anos, em uma tentativa de chamar a atenção na unidade escolar.

Abril, inclusive, foi marcado por muita apreensão entre pais, alunos e profissionais da Educação devido aos sucessivos relatos de supostos atentados contra instituições de ensino em todo o País — o que deu início a uma série de discussões sobre ações de segurança para os estabelecimentos escolares.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira desta terça-feira? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

Quer acompanhar as reuniões da Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as sessões do Legislativo. Para assistir basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.