HNSD será a unidade de referência para estagiários do curso de medicina em Itabira

O Hospital Nossa Senhora das Dores é referência em saúde para as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade

HNSD será a unidade de referência para estagiários do curso de medicina em Itabira
Recepção do HNSD – Foto: Ascom/HNSD
O conteúdo continua após o anúncio


A infraestrutura de saúde do município contribuiu para que o curso de medicina da Funcesi recebesse nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com duas unidades hospitalares, um pronto-socorro municipal, mais de 30 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e outras unidades, os acadêmicos terão amplo campo para aprofundar os seus estudos. Referência para três microrregionais de saúde — Itabira, Guanhães e João Monlevade —, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) já está inserido nesse processo, sendo uma unidade habilitada para receber estagiários da nova graduação.

“Nós somos a unidade de referência para realização dos estágios dos acadêmicos de medicina. Dentro do processo de avaliação e credenciamento do curso, o MEC fez uma visita às instalações do Hospital Nossa Senhora das Dores e do Pronto-Socorro Municipal em um processo em que avalia todo o território e cenário de saúde que Itabira possui”, explica o diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho.

O Hospital Nossa Senhora das Dores também tem buscado se tornar uma referência em atendimento de alta complexidade, a exemplo de serviços já oferecidos, como hemodiálise e oncologia — este último sendo reforçado pela implantação da radioterapia. Nesse aspecto, a instituição trabalha para também ofertar procedimentos complexos cardiovasculares e de traumas.

Esse processo poderá beneficiar os estudantes da nova graduação, cujo primeiro vestibular foi realizado no último domingo (11), já que eles terão a oportunidade de acompanhar de perto esses atendimentos em alta complexidade. “A busca pela alta complexidade já é uma realidade do HNSD e ainda traz aos alunos possibilidades de, quando formados, se especializarem e encontrarem aqui um ambiente de alta complexidade que não é encontrado em várias regiões”, observa Alexandre Coelho.

“Eles também vão ter a oportunidade de acompanhar pacientes oncológicos em tratamento de radioterapia, pacientes em tratamento de hemodiálise, pacientes oriundos dos grandes traumas. Então é um campo muito rico para os acadêmicos de medicina e da área de saúde”, completa.

O provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, também comentou a importância da chegada do curso de medicina em Itabira, destacando que os futuros médicos poderão integrar e contribuir para melhorar o quadro clínico da instituição. “Orgulhoso como provedor pelo nosso hospital ter sido escolhido pela pela faculdade como o hospital base do curso de medicina. Não é que o HNSD vai transformar em um hospital escola, mas nós vamos dar todo o apoio [ao curso] e isso vai engrandecer e melhorar o nosso quadro clínico”, avalia.