Botafogo deixou de ser candidato para se tornar favorito ao título brasileiro

Nenhum outro time joga tanto quanto a equipe carioca

Botafogo deixou de ser candidato para se tornar favorito ao título brasileiro
Foto: Vinicius Saraiva Da Rosa/Photo Premium/Gazeta Press

Se faltavam elementos para dispersar a desconfiança que alguns ainda poderiam ter com a campanha do Botafogo, agora não faltam mais. A equipe carioca viajou a Porto Alegre e bateu o, até então, vice-líder do Brasileirão, Grêmio, por 2 a 0. Já não há mais dúvidas: se o Botafogo entrou na competição como coadjuvante e, gradualmente, virou candidato ao título, hoje é seguro dizer que o alvinegro é favoritíssimo à taça que não levanta desde 1995.

E a lógica é simples: nenhum outro time joga tanto quanto o Glorioso. Bem treinada, a equipe sabe se portar em diferentes contextos. Se precisa propor o jogo, o faz com a mesma naturalidade com que se defende em seu próprio campo e explora os contra-ataques, como no jogo desta noite.

Individualmente, o Botafogo também possui jogadores em fases espetaculares. O que falar de Lucas Perri, o melhor goleiro da competição? Cuesta e Adryelson formam a grande dupla de zaga da Série A. O último, aliás, é o melhor da sua posição na opinião deste que vos escreve. Marlon Freitas elevou seu já ótimo nível dos tempos de Atlético-GO.

Eduardo é um meia completo. Se movimenta, conduz, ataca espaços, arma… faz ótima dupla com Tiquinho Soares, que dispensa maiores comentários. Trata-se do craque do Brasileirão até aqui.

O elenco, embora não seja poderoso como o do rival Flamengo, apresenta poucas lacunas. Di Plácido, Danilo Barbosa, Lucas Fernandes, Segovia e mais recentemente Carlos Alberto estão sempre respondendo quando acionados. Segovinha, aliás, pede passagem no time titular, já que Junior Santos parece ter chegado ao seu limite técnico.

Nem a perda de Luís Castro parece capaz de abalar a campanha botafoguense. Bruno Lage encontrará um time redondo, com mecanismos muito bem estabelecidos e quase nenhum ajuste a ser feito.

Por fim, outra grande notícia para o Botafogo é a instabilidade de outras fortes equipes. O Palmeiras de Abel vive seu momento mais irregular desde a chegada do português, em outubro de 2020. O Flamengo ameaça uma melhora de desempenho com Sampaoli, mas ainda muito recente. 

Portanto, o time do interino Caçapa é superior aos seus adversários em todos os quesitos, como confiança, desempenho e regularidade. Ainda há pouco mais da metade do Brasileirão para ser jogada, mas o Glorioso não se cansa de apresentar novos argumentos para voltar a ser campeão brasileiro após 28 anos.

Victor Eduardo é jornalista e escreve sobre esportes em DeFato Online.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS