Fernando Haddad se encontra com banqueiros antes da reunião do Copom

O encontro reúne empresários do setor que se alinham ao ministro da Fazenda nas críticas da manutenção do valor da taxa Selic

Fernando Haddad se encontra com banqueiros antes da reunião do Copom
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne nesta segunda-feira (31) com banqueiros de quatro grandes instituições financeiras do país. O encontro se dará no escritório do ministério em São Paulo, às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que, espera-se, possa reduzir a taxa de juros, atualmente em 13,75%, uma das mais altas do mundo.

O encontro reúne empresários do setor que se alinham ao ministro nas críticas da manutenção do valor da taxa Selic. São eles:

  • Isaac Sidney – presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos);
  • Milton Maluhy – CEO do Itaú;
  • Octávio Lazari – CEO do Bradesco;
  • Mário Leão – CEO do Santander Brasil;
  • André Esteves – presidente do BTG Pactual.

A reunião do Copom acontece na quarta-feira, 2 de agosto, com a estreia dos dois nomes indicados por Lula à diretoria do Banco Central: Gabriel Galípolo, da diretoria de Política Monetária, e Aílton Aquino, da diretoria de Fiscalização.

O mercado espera uma redução em ao menos 0,25 pontos percentuais na taxa. O comitê é formado por nove diretores do Banco Central. Se não ocorrer corte na taxa Selic na reunião da quarta-feira, o patamar está completando um ano.

Analistas acreditam que a taxa terminará o ano em 12% e 9% em 2024. Veja a projeção do Boletim Focus na imagem:

Fernando Haddad se reúne com banqueiros antes da reunião do Copom
Foto: Reprodução/Poder 360

O Banco Central também informou que a taxa média cobrada nas operações dos bancos subiu de 417% em fevereiro para 430,5% ao ano em março, sendo o maior nível em seis anos, quando, em março de 2017, chegou ao patamar de 490,3% ao ano.