Fernando Haddad se encontra com banqueiros antes da reunião do Copom
O encontro reúne empresários do setor que se alinham ao ministro da Fazenda nas críticas da manutenção do valor da taxa Selic
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne nesta segunda-feira (31) com banqueiros de quatro grandes instituições financeiras do país. O encontro se dará no escritório do ministério em São Paulo, às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que, espera-se, possa reduzir a taxa de juros, atualmente em 13,75%, uma das mais altas do mundo.
O encontro reúne empresários do setor que se alinham ao ministro nas críticas da manutenção do valor da taxa Selic. São eles:
- Isaac Sidney – presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos);
- Milton Maluhy – CEO do Itaú;
- Octávio Lazari – CEO do Bradesco;
- Mário Leão – CEO do Santander Brasil;
- André Esteves – presidente do BTG Pactual.
A reunião do Copom acontece na quarta-feira, 2 de agosto, com a estreia dos dois nomes indicados por Lula à diretoria do Banco Central: Gabriel Galípolo, da diretoria de Política Monetária, e Aílton Aquino, da diretoria de Fiscalização.
O mercado espera uma redução em ao menos 0,25 pontos percentuais na taxa. O comitê é formado por nove diretores do Banco Central. Se não ocorrer corte na taxa Selic na reunião da quarta-feira, o patamar está completando um ano.
Analistas acreditam que a taxa terminará o ano em 12% e 9% em 2024. Veja a projeção do Boletim Focus na imagem:
O Banco Central também informou que a taxa média cobrada nas operações dos bancos subiu de 417% em fevereiro para 430,5% ao ano em março, sendo o maior nível em seis anos, quando, em março de 2017, chegou ao patamar de 490,3% ao ano.