BYD confirma compra da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia
Previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2024
A fabricante chinesa BYD quer fazer da fábrica no Brasil uma vitrine para os mercados latino-americano, europeu e norte-americano. A compra da fábrica da Ford pela montadora chinesa vai gerar investimentos da ordem de R$ 3 bilhões.
A fábrica de Camaçari será a primeira de automóveos dora da Ásia. Além da China, o único outro país fica na Tailândia, com unidades produtivas.
No Brasil, a montadora quer fazer um espelho da matriz em Changzou, China, com o mesmo layout, áreas fabris e departamentos similares da chinesa. A BYD vai levar ao menos 100 brasileiros de diversas áreas para receber treinamento na matriz e ajudar a implementar os processos internos no Brasil.
A unidade brasileira será responsável por enviar carros para todos os países da América Latina em que a montadora tem operação oficial. A estimativa é o da geração de 5 mil empregos na região.
A inauguração da pedra fundamental deve ocorre em outubro, com a presença do CEO da empresa Wang Chuanfu e a previsão é de que começe a operar a partir do segundo semestre de 2024. Serão três fábricas: uma de automóveis, outra de caminhões e ônibus e outra de beneficiamento de lítio.
No caso da primeira, a capacidade de produção é de 150 mil unidades por ano. Os primeiros BYD nacionais serão o hatch compacto elétrico Dolphin e o SUV médio híbrido plug-in Song Plus, ambos já circulando no Brasil importados do país de origem.